Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que são nutricosméticos?

Por Maria Eugenia Ayres
21 jan 2023, 08h00

Nutricosméticos são produtos para administração via oral, formulados e comercializados especificamente para melhorar a aparência da silhueta, pele, cabelo e unhas, não devendo no entanto, substituir uma alimentação saudável e equilibrada. Complementam o tratamento realizado com produtos dermocosméticos nos cuidados pessoais.

Tratam o organismo de dentro para fora, fornecendo para o organismo nutrientes, vitaminas e antioxidantes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Conferem diversos benefícios ao nosso organismo como por exemplo, prevenção do envelhecimento precoce, estimulam a produção de colágeno, fortalecem cabelos e unhas, promovem hidratação, proteção solar entre outros benefícios.

Podemos citar como exemplo dos nutricosméticos:

  • Exsynutriment®: nutricosmético a base de silício orgânico estabilizado em colágeno marinho, é a forma concentrada de silício orgânico hidrossolúvel, ativo com maior biodisponibilidade, que ajuda a melhorar pele, cabelos e unhas, tem efeito lifting e aging, ajudando a preencher as rugas e os temidos pés de galinha, já que o silício orgânico estimula a produção de colágeno e a hidratação da pele. O silício é um mineral presente em vários tecidos no nosso organismo, principalmente pele, cabelos e unhas, que tem a função de reestruturar o colágeno e a elastina, que infelizmente com os anos deixamos de produzir. O Exsynutriment ajuda justamente com essa reposição, estimulando a produção de colágeno, queratina e outras proteínas úteis ao nosso corpo para a boa aparência e saúde da pele, cabelos e unhas.
  • Glycoxil®: existe um processo no organismo quando há excesso de consumo de açúcares chamado de glicação. Esse açúcar excedente se liga ao colágeno da pele e causa diversas disfunções, inclusive acelerando o envelhecimento. O Glycoxil® é um peptídeo biomimético da carnosina (a carcinina) que apresenta ação antiglicante (previne a glicação), antiglicoxicante (impede o efeito sinérgico entre glicação e oxidação) e transglicante (reverte a glicação). Capaz de exercer inúmeros benefícios à saúde, atuando na prevenção e tratamento coadjuvante de diversas desordens metabólicas e doenças associadas ao envelhecimento sistêmico, mediadas pela formação dos AGES (produtos finais da glicação) e do estresse oxidativo.
Respondido por:

Maria Eugenia Ayres, graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com pós-graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gerente Técnica da Biotec.

Publicidade