
Uma dieta balanceada, rica em alimentos naturais, e hábitos de vida saudáveis, com prática de atividade física e qualidade do sono são cuidados fundamentais para ter uma boa resposta imune.
No entanto, a suplementação de alguns nutrientes tem mostrado resultados no fortalecimento no sistema de defesa do corpo, contribuindo para o combate ao estresse oxidativo. Entre os principais estão: zinco, magnésio, selênio, vitaminas C e D, beta-glucanas, N-acetil-cisteína e leveduras.
Quais os riscos de tomar suplementos sem orientação profissional?
Apesar dos suplementos não exigirem prescrição para a compra, o ideal é contar com a orientação de um profissional para consumi-los.
A utilização de suplementos sem orientação pode colocar em risco a saúde do corpo, especialmente se a pessoa usa medicamentos ou tem o diagnóstico de alguma doença.
Por que não pode exagerar no uso de suplementos?
O consumo excessivo de suplementos pode provocar toxicidade, aumentando o risco de doenças hepáticas, renais e cardiovasculares. Além disso, é importante lembrar que, na hora de adquirir esses produtos, é preciso apostar em marcas e locais confiáveis.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Debora Strose, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID