Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais são os perigos de beliscar?

Por Marcella Garcez
1 nov 2022, 10h00

Em primeiro lugar, é preciso entender que beliscar é diferente de fazer um lanche programado entre as refeições.

Um lanche que esteja programado dentro do plano alimentar ocorre algumas horas após uma grande refeição, pelo menos 2h a 3h, e é composto de alimentos saudáveis como frutas, castanhas, iogurtes proteicos. Já as beliscadas independem da percepção de apetite ou horário, muito menos da qualidade dos alimentos ingeridos, que geralmente são hiper palatáveis e hipercalóricos, como os doces, guloseimas e ultraprocessados.

Beliscar é um hábito que deve ser evitado ao máximo, porque o descontrole no balanço calórico, independente das escolhas alimentares, pode ser o gatilho para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças metabólicas. Além de ser um dos fatores que levam ou indicam a presença de transtornos alimentares como bulimia, compulsão alimentar periódica e até mesmo anorexia nervosa.

Respondido por:

Dra Marcella Garcez, médica nutróloga, mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez

Publicidade