Pode escovar os dentes imediatamente após as refeições?
Não existe uma resposta única para essa pergunta. Depende.
Precisa-se se entender que a escovação bucal é algo que precisa ser feito de forma minuciosa em todas as superfícies dentais, envolvendo a escovação com a escova convencional e a utilização das interdentais, que permitem que ocorra a desorganização da placa bacteriana. Outra coisa é remoção de detritos alimentares, sempre que se come sobremesas com açúcar e alimentos pegajosos, com certeza, é fundamental escovar os dentes após comer.
Agora, se for uma alimentação com uma baixa quantidade de açúcar, mas com um pH ácido, por exemplo, uma água com limão, refrigerante, laranja, é importante aguardar um tempo após a refeição e não escovar imediatamente os dentes. O tempo varia, mas, às vezes, é necessário até mesmo esperar de 1 a 2 horas para que a saliva consiga reestabelecer novamente o pH da boca. Alguns trabalhos falavam em um tempo mínimo de 30 minutos, porém isso está um pouco superado, pois há pesquisadores que já apontaram que 30 minutos não é o suficiente.
Após a refeição, a estrutura dental pode ficar fragilizada devido ao fenômeno da acidez bucal, promovendo a dissolução e a desmineralização dos dentes e, se você não esperar o tempo correto para que a saliva atue e promova justamente essa remineralização, você pode deixar os dentes mais vulneráveis aos danos.
Hugo Roberto Lewgoy, especialista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, professor colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) e do mestrado profissional em biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera (UNIAN) ,pós-graduado em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pós-graduado em implantodontia pela Miami University e University of Berna, membro do International Team of Implantology (ITI) e consultor Científico da Curaden Swiss.