Continua após publicidade

Como cuidar da saúde bucal no verão: veja 8 dicas

Cirurgião-dentista explica como curtir o calor sem comprometer a saúde bucal

Por Juliany Rodrigues
3 jan 2024, 13h45

Para muitas pessoas, o verão é sinônimo de férias, viagens e passeios. Essa mudança na rotina pode fazer com que os hábitos saudáveis sejam deixados de lado, entre eles, a realização diária da higiene oral.

Além disso, nessa estação, pode acontecer o aumento no consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos e frutas cítricas e alimentos açucarados, como sorvete.

Todos esses fatores podem danificar a saúde bucal, favorecendo o surgimento de sensibilidade, manchas nos dentes e até mesmo doenças como cáries e gengivite.

Para te ajudar a aproveitar a época mais quente do ano sem comprometer a dentição, o cirurgião-dentista Prof. Hugo Lewgoy, doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e consultor científico da Curaden Swiss, aponta alguns cuidados indispensáveis. Vem ver:

 

COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL NO VERÃO

1

Tenha cuidado com o consumo excessivo de álcool

O consumo de álcool deve ser feito de maneira moderada e sempre seguido de um copo de água, uma vez que essa substância pode ser prejudicial à saúde dos dentes.

Continua após a publicidade

“O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, quando não há água suficiente, ocorre um processo de desidratação com a consequente diminuição na produção de saliva. Como resultado, ficamos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças como cáries, gengivites e erosão dental, visto que uma das principais funções da saliva é justamente proteger os dentes e as mucosas orais“, explica Hugo.

,

2

Beba bastante água

Além de recuperar a hidratação do organismo, que é comprometida devido ao calor, a ingestão de água é fundamental para aumentar a produção de saliva e regularizar o pH da boca.

“Manter o pH da boca neutro é muito importante para evitar a desmineralização e, consequentemente, a erosão dental. E uma maneira de fazer isso é através do consumo de água mineral engarrafada de pH neutro ou levemente alcalino após as refeições, o que favorece o processo de remineralização e protege os dentes”, diz.

Continua após a publicidade
3

Faça bochechos após comer

Utilize a água para fazer um bochecho vigoroso após se alimentar, para remover resíduos prejudiciais aos dentes. “Esse cuidado é especialmente interessante depois de consumir alimentos e bebidas como açaí, vinho, café e sucos escuros, que, por possuírem uma grande quantidade de pigmento, podem acabar manchando os dentes“, comenta Lewgoy.

No entanto, é necessário verificar se o pH da água não é ácido, o que pode colaborar para a desmineralização do esmalte dental.

4

 

Aposte em alimentos fibrosos

“Alimentos mais fibrosos também são capazes de realizar uma ação de limpeza nos dentes, ajudando na remoção do acúmulo de resíduos. E muitos desses alimentos também são refrescantes, sendo ideais para serem consumidos no verão, como a melancia, o melão, o pepino, a maçã e o morango. Mas evite adoçá-los para que o efeito não seja o contrário. Além disso, vale lembrar que tais alimentos também baixam o pH da cavidade oral“, orienta.

Continua após a publicidade
5

 

Invista em um enxaguatório oral em pastilhas

Um enxaguatório oral em pastilhas pode ser bastante útil para quando não é possível fazer a higiene oral adequada, pois ele pode ser facilmente transportado no bolso ou na bolsa.

“É um produto mastigável que pode auxiliar na proteção contra cáries e conferir frescor ao hálito. Lembrando que ele não deve ser engolido e sim descartado após perder o sabor”, conta.

6

 

Adquira um kit de higiene oral

Ainda que a água, bochechos e alimentos fibrosos colaborem, nada substitui a higiene bucal adequada. Por isso, uma dica é investir em um pequeno kit com escova de dente, creme dental e escova interdental para fazer a higienização independente de onde estiver.

Continua após a publicidade
7

 

Reduza o consumo de alimentos açucarados

Alimentos açucarados, principalmente sorvetes, raspadinhas e refrigerantes, são considerados grandes vilões da saúde bucal.

“Um dos principais problemas nesse sentido é a formação de cáries, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar que consumimos, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes e o aparecimento das cáries. E o pior é que o início dessa ação ocorre poucas horas após a ingestão do açúcar”, aponta o profissional.

Além disso, o açúcar também contribui para o acúmulo de placa bacteriana que, quando não retirada corretamente, pode levar à cáries, gengivite e mau hálito. “Portanto, limite ou evite o consumo de açúcar”, alerta.

8
Continua após a publicidade

 

Atenção aos alimentos e sucos cítricos

Sucos refrescantes, como limão e laranja, e caipirinhas são uma delícia para se refrescar no verão, porém alimentos e bebidas cítricas possuem uma potente ação erosiva, o que causa danos ao esmalte dos dentes.

“Ocorre um processo conhecido como erosão ácida, que pode favorecer o surgimento de cáries, manchas e sensibilidade nos dentes. Então, reduza o consumo desses alimentos e bebidas e, ao ingeri-los, tome os cuidados explicados anteriormente”, completa o cirurgião-dentista.

Caso você note a presença de cáries ou sintomas de outras doenças orais, o melhor a se fazer é consultar um cirurgião-dentista. “Se não tratadas, essas condições podem evoluir para situações mais sérias, como periodontites, podendo até resultar na perda dos dentes”, finaliza o Dr. Hugo Lewgoy.

Publicidade