Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Pode treinar depois de tirar sangue?

Por Rayane Cristina Fagundes de Almeida
16 ago 2025, 08h00
pode treinar depois de tirar sangue
Pode treinar depois de tirar sangue? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O tempo de espera para a prática de atividades físicas depende do tipo e do volume de sangue coletado. Em exames de rotina, atividades leves, como caminhada, podem ser retomadas após 1 a 2 horas, desde que a pessoa esteja se sentindo bem.

Já no caso de doação de sangue, em que o volume coletado é maior, recomenda-se evitar exercícios por pelo menos 12 horas e adiar treinos mais extenuantes por 24 horas. Esse intervalo é importante para prevenir desconfortos, queda de pressão e outros efeitos adversos.

A prática de exercícios deve ser evitada caso a pessoa apresente sintomas como tontura, fraqueza, palidez, sangramento persistente no local da punção ou mal-estar, mesmo após o período de repouso recomendado.

Quais são os principais cuidados necessários após o exame de sangue?

Após a coleta, recomenda-se permanecer em repouso por cerca de 15 minutos antes de deixar o local, para observar possíveis reações imediatas.

É importante manter o curativo compressivo no braço por 4 horas e evitar dobrar ou fazer força com o membro puncionado no mesmo dia.

Continua após a publicidade

Também é fundamental hidratar-se, alimentar-se bem — especialmente se o exame foi feito em jejum —, e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, fumar por pelo menos 1 hora e realizar esforços físicos intensos nas 12 a 24 horas seguintes.

Respondido por:

Rayane Cristina Fagundes de Almeida, enfermeira em Atenção Domiciliar da Saúde no Lar

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.