
Trabalhar os glúteos todos os dias não é o melhor a se fazer. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, exagerar nos treinos não proporciona maior volume muscular e, na verdade, pode aumentar os riscos de sobrecarga, lesões e estagnação, atrapalhando os resultados.
Quando treinamos além do recomendado, não respeitando séries e periodizações, aumentamos o catabolismo, ou seja, gastamos o músculo que era o objetivo da hipertrofia.
Quantas vezes na semana treinar glúteos?
Treinar de 2 a 3 vezes por semana é uma boa frequência para hipertrofiar os glúteos, acrescentando dias de descanso ou treinos de outras partes do corpo.
Durante os exercícios, as fibras musculares dos glúteos sofrem microlesões. O descanso permite que o corpo repare essas fibras, tornando-as mais fortes e maiores.
Sem o tempo de descanso adequado, o músculo não consegue se recuperar, o que pode levar à fadiga e estagnação. Para potencializar essa regeneração, é indicado o consumo de proteínas, que fornecem os aminoácidos essenciais para a construção muscular.
Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.