Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Compartilhar lâminas de depilação: riscos que você precisa conhecer

Por Ertenia Paiva Oliveira
2 out 2024, 08h00 • Atualizado em 21 out 2024, 22h27
pode usar lâmina de depilar de outra pessoa
Biomédica revela que não é indicado compartilhar lâminas de depilar com outras pessoas. Entenda os riscos! | (Mateus Andre/Freepik)
Continua após publicidade
  • A pele, apesar de ser uma barreira protetora, pode ser facilmente lesionada durante o uso de lâminas de depilação, permitindo a entrada de microrganismos. Além disso, a lâmina pode ficar contaminada com sangue, fluidos corporais, bactérias e vírus, criando um ambiente propício para a transmissão de doenças, especialmente aquelas infectocontagiosas. Portanto, não é indicado compartilhar lâminas com outras pessoas.

    Como armazenar a lâmina para evitar problemas à saúde?

    Para prevenir a proliferação de microrganismos, é fundamental ter alguns cuidados com a lâmina, sendo que os mais importantes são:

    • Deixá-la secar completamente: Após o uso, a lâmina deve ser enxaguada com água quente para remover resíduos de pele, cabelos e produtos usados durante a depilação, e seca completamente.
    • Evitar armazená-la em locais úmidos: Armazenar a lâmina em locais úmidos, como dentro do chuveiro, é um hábito que deve ser evitado. O banheiro, em geral, é um ambiente propício para a proliferação de microrganismos devido à alta umidade. Guarde a lâmina em locais secos e ventilados.
    • Utilizar capas protetoras: Utilize capas protetoras para proteger a lâmina de poeira e bactérias. Isso também evita que outras superfícies ou objetos entrem em contato com o objeto, evitando contaminações cruzadas.
    • Trocá-la frequentemente: É necessário substituir as lâminas regularmente, uma vez que lâminas desgastadas podem causar lesões mais facilmente e se tornar um foco de infecção devido à acumulação de detritos e microrganismos
    Respondido por:

    Ertenia Paiva Oliveira, biomédica e professora do curso de biomedicina do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.