Durante a menopausa, há uma queda do hormônio estrogênio. Uma parte do cérebro que chama hipotálamo entende essa queda do estrogênio como corpo mais quente da mulher, e aí ele cria uma série de eventos para tentar esfriar o corpo: as veias ficam mais dilatadas, para deixar o sangue fluir maior, o coração fica mais acelerado, a pulsação também acelera, e, em mulheres de pele mais clara, o rosto e a região do pescoço podem ficar mais avermelhados. Por isso, chamamos de onda de calor e fogachos.
O sangue está sendo bombeado por essas veias que ficam dilatadas. O suor que acontece também é outro mecanismo que ocorre para resfriar o corpo. Em sequência, algumas mulheres podem apresentar calafrios.
O tratamento da menopausa é individual, algumas mulheres vão se beneficiar de terapia de reposição hormonal, por exemplo, mas também existem outros medicamentos não-hormonais que podem ajudar. Então, o ideal é procurar o ginecologista.
Mas todas as mulheres podem se beneficiar de mudanças no estilo de vida: é importante manter o peso ideal, fazer atividade física, usar roupas que sejam mais leves, se hidratar corretamente e consumir alimentos saudáveis.
Dr. Ronaldo Oliveira, obstetra.
O que é “insistência” no treino de musculação?
5 sinais de que você não está executando o búlgaro da maneira correta
Treino para secar até o final do ano
6 erros para você não cometer no exercício afundo no smith
20 ideias para um sexo mais quente





