Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Por que é tão difícil tratar as olheiras?

Por Dr. Renato Soriani
Atualizado em 28 mar 2023, 18h27 - Publicado em 7 Maio 2023, 09h30

O tratamento das olheiras é um grande desafio, pois são uma alteração estética com causa multifatorial, envolvendo qualidade da pele, alterações nos vasos sanguíneos da região, fatores ambientais (manchas solares) e genéticos. Logo, para alcançar os melhores resultados, é importante abordar todos esses fatores envolvidos no surgimento das olheiras.

Os resultados proporcionados pelos produtos de skincare domiciliar são limitados. Já a camuflagem com maquiagem ou filtros com cor, apesar de não solucionar o problema, suaviza a aparência das olheiras, facilitando a convivência com as alterações.

A camuflagem definitiva, por sua vez, não é recomendada, já que o pigmento pode sofrer alteração de cor ou, devido ao envelhecimento e queda das estruturas faciais, ocupar uma posição diferente da original, além do risco de reações alérgicas.

Hoje, uma ótima opção para o tratamento das olheiras é o laser de picossegundos, que melhora a qualidade da pele e age no pigmento responsável pelo escurecimento da região, suavizando o problema com resultados percebidos após 8 a 10 sessões do procedimento. Com relação aos preenchedores de ácido hialurônico, o uso da substância nessa região deve ser feito com cautela para evitar correções exageradas que fogem da naturalidade.

Continua após a publicidade

 

Respondido por:

Dr. Renato Soriani, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Instagram: @renatosoriani.dermato

Continua após a publicidade
Publicidade