Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quem toma pílula anticoncepcional ovula?

Por Dr. Alexandre Pupo
11 jul 2024, 08h00

Existem vários modelos e tipos das pílulas anticoncepcionais, desde aquelas que são exclusivamente de progesterona, pílulas que tem estrogênio e progesterona (combinadas) até as pílulas fásicas, em que os níveis de estrogênio e progesterona em cada pílula variam ao longo dos comprimidos.

O que as pílulas fazem no organismo é bloquear o ovário, ou seja, impedir a formação de um óvulo maduro. Dessa forma, a paciente não engravida porque o óvulo não é liberado para ser fecundado pelo espermatozoide.

Cada pílula que você toma possui uma dose baixa dos hormônios, fazendo com que o corpo interprete que eles realmente estão presentes. Assim, a hipófise para de enviar sinais para o ovário para que ele produza e libere óvulos.

As pílulas anticoncepcionais impedem o eixo hormonal e, com isso, colocam os ovários em repouso, portanto, quem toma anticoncepcional não ovula e não tem período fértil.

Respondido por:

Dr. Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra, médico associado à FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia)

 

Publicidade