BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

É possível ver resultados com apenas 30 min de exercícios por dia?

Por Eduardo Netto Atualizado em 15 jun 2022, 15h42 - Publicado em 29 jun 2022, 09h29

Nos preocupamos tanto com a quantidade de exercícios que terminamos sem fazer nenhum. Pequenas doses de exercícios durante o dia podem ser suficientes para que você alcance seus objetivos. Falta de tempo é a desculpa que as pessoas mais usam para ficar no sedentarismo. Então, marque o horário do treino como se fosse um compromisso na agenda e seja feliz! Quando o objetivo é na melhora da sua vida e na qualidade de vida, acredito que qualquer exercício é melhor do que nenhum, portanto, o tempo não é o mais importante.

Mas vale a pena considerar que as novas recomendações são que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não houver contraindicação.

 

COMO DAR O PRIMEIRO PASSO

bodytech 30 minutos
bodytech/Divulgação

1

Buscar orientação profissional 

Dessa forma, temos a garantia que esse profissional irá respeitar seu estado de condicionamento físico e também seus objetivos. Podendo prescrever exercícios com seu peso corporal e mais exercícios com a utilização de acessórios e ou até mesmo utilização de maquinas (musculação).

bodytech 30 minutos
bodytech/Divulgação
2

Escolha a opção rápida ideal 

Dados do ministério da Saúde apontam para apenas 28,5% da população praticando algum tipo de atividade. Em decorrência dessa realidade e sabendo da importância do papel das atividades físicas na vida das pessoas, foi preciso desenvolver programas de exercícios físicos que fossem atraentes para esse público, treinamentos que sejam motivantes, fáceis, rápidos e que possam trazer resultados fisiológicos e estéticos, efetivos e consistentes. Nesse sentido, muitos estudos têm demonstrado que exercícios de curta duração e intensidades mais elevadas, são mais eficazes e conduzem a resultados satisfatórios.

A academia Bodytech desenvolveu o Express, programa de atividade supervisionada, motivante, de curta duração, voltada para clientes que possuem pouco tempo para se dedicar aos exercícios físicos e/ou que gostariam de uma forma de treinamento mais dinâmica. É um programa de treinamento funcional realizado em circuito, adaptado a todos os níveis de treinamento e que engloba o conceito do treinamento funcional, o qual compreende a realização de exercícios que promovam maiores benefícios para as atividades do cotidiano e à prática desportiva.

Uma sessão do Express será́ sempre dividida em 4 componentes: Warm Up, Forca, HIIT e Desafio.  

Continua após a publicidade

A) Warm Up

Onde o objetivo é preparar seu corpo para os estímulos do treino. Os exercícios nesta fase do treino devem ser realizados de forma lenta, controlada, e buscando aumentar a amplitude dos movimentos a cada repetição. 

B) Força

Serão prescritos sempre exercícios multiarticulares, prioritariamente com pesos livres, com a finalidade de maior funcionalidade, gasto energético e economia de tempo.  

C) HIIT 

Número de séries, tempo de estímulo, tipo de exercício e intensidade são variados diariamente. Os exercícios utilizados são os ergômetros Esteira, Bicicleta e Elípticos e alguns exercícios utilizando o peso do corpo (Body Weight Exercises). A prescrição será́ por tempo, onde o objetivo é realizar a maior distância possível, ou o maior número de repetições. Ex: 2’ de corrida na esteira, tentando percorrer a maior distância possível neste tempo / Pular Corda durante 1’ tentando o maior número de saltos possíveis.  

D) Desafio  

No fim do treino os alunos são surpreendidos com um desafio final.  Esta estação consiste basicamente na realização de exercícios integrados, realizados em circuito. 

São treinos de no máximo 35 minutos, realizados na sala de musculação com no máximo 5 participantes por vez e ministradas por professores específicos.

Esse tipo de treinamento nos permite afirmar que é possível o praticante obter resultados tanto no sistema cardiovascular quanto no sistema neuromuscular. E outra caraterística importante é que o foco é sempre nos principais grupamentos musculares o que o caracteriza como um treino Full body (corpo inteiro). Um crescente corpo de evidencias cientificas vem demonstrando que os exercícios intensos consistem em uma eficiente estratégia de economia de tempo, pois sessões de treino realizadas em alta intensidade, com volume significativamente menor, são capazes de promover adaptações cardiovasculares similares ao treino de longa duração e intensidade moderada.

Além disso, auxiliam de forma importante no processo de emagrecimento.

Respondido por:

Eduardo Netto, profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company

 

 

.

Continua após a publicidade

Publicidade