Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Como é feito o tratamento de estrias?

Por Thiago Martins
8 fev 2026, 08h00 •
Veja quais abordagens podem ser utilizadas para o tratamento de estrias | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • O tratamento eficaz das estrias é sempre individualizado e deve ser conduzido por um profissional especializado, considerando a fase, extensão e localização das lesões.

    Entre as medidas fundamentais estão a hidratação da pele com ativos específicos, como ácido hialurônico e pantenol, além do uso de cremes com ácido retinoico (tretinoína), ácido glicólico ou vitamina C, que estimulam a renovação celular e a síntese de colágeno, especialmente nas estrias recentes.

    Nos casos mais resistentes ou em estrias mais antigas, é necessário o uso de procedimentos com maior potencial de remodelação dérmica, como o laser fracionado (inclusive o CO₂ fracionado), radiofrequência microagulhada, microagulhamento robótico, peelings químicos e luz intensa pulsada.

    Essas tecnologias atuam promovendo a neocolagênese (formação de novo colágeno) e melhorando a textura e coloração da pele de forma gradual e progressiva.

    É importante reforçar que o sucesso do tratamento depende da associação de técnicas bem indicadas, da regularidade das sessões e do acompanhamento profissional especializado, além de cuidados contínuos com a pele em casa.

    Continua após a publicidade

    Embora não possam ser completamente eliminadas, é possível alcançar melhora significativa em sua aparência com abordagens modernas e personalizadas.

    Atividade física trata estrias?

    A prática regular de atividade física pode exercer um papel complementar no cuidado com as estrias, ao melhorar a circulação sanguínea, favorecer o tônus muscular e auxiliar no equilíbrio do peso corporal. Esses fatores contribuem indiretamente para a saúde da pele e seu metabolismo.

    No entanto, a atividade física, por si só, não trata estrias já formadas, especialmente as em fase atrófica. Ela deve ser considerada como parte de um estilo de vida saudável, somando-se a outras estratégias terapêuticas mais específicas.

    Continua após a publicidade
    Respondido por:

    Thiago Martins, biomédico mestre em Medicina Estética e professor universitário

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.