Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho

Quer aumentar sua imunidade?

Vou te mostrar as 05 atitudes campeãs para você virar o jogo!

Por Bianca Vilela Atualizado em 5 Maio 2022, 13h01 - Publicado em 8 Maio 2022, 12h59

Espirro, tosse, coriza, corrimento vaginal e baixa produtividade…. Pois é, todos nós percebemos na prática nos últimos dois anos que a imunidade é fundamental para nossa existência, porém ela também é necessária para nossa performance profissional. Diante deste contexto, compartilho dicas simples e eficazes, as quais sempre menciono em minhas palestras nas empresas. Atitudes transformadoras gerarão grandes resultados, por isso precisamos colocar estas dicas em prática, ok?

  • Dica 1: Encontre o seu equilíbrio verdadeiro

Encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional para prevenir o adoecimento é imprescindível na promoção da saúde e bem-estar. Quantas horas do seu dia são dedicadas a você? Qual é o seu hobbie? Responda estas perguntas e se observe.

  • Dica 2: Tudo o que comemos nos trarão resultados (positivos ou negativos, basta escolher)

O controle glicêmico é um grande aliado da performance! Cuidar deste indicador é fundamental para manter o metabolismo acelerado e para conquistar melhor performance. Buscar a alegria no excesso de açúcar é algo passageiro e na sequência virá uma sonolência avassaladora e improdutiva. O café da manha é a nossa grande oportunidade de começarmos a jornada acertando.

  • Mantenha a boa postura e espante as dores crônicas

Dores crônicas são grandes males do século! Como se concentrar ou se manter produtivo sentindo dores musculoesqueléticas? A consciência corporal no trabalho, em casa e nas atividades cotidianas muda positivamente a vida de qualquer pessoa.

  • Se movimente pelo menos 01 hora por dia (7 vezes por semana) 

Se tem algo que falo há mais de uma década é: precisamos nos movimentar uma hora por dia (e não trinta minutos, como sempre preconizou a OMS). E pode ter certeza de que este hábito cabe na rotina de todos nós.. quer ver como? Mensure quantas horas do seu dia são dispendidas em redes sociais!

  • Durma bem!! Durma mais tempo e com mais qualidade

Em minhas palestras sempre me perguntam: “Bianca, por onde eu começo?” e sabe qual é a minha resposta? Pelo sono, afinal é esta a nossa oportunidade diária de regenerarmos todas as células do nosso corpo. Impossível ter boa saúde sem dormir bem.

Estas dicas fazem sentido para você? Comece com o mais simples e aos poucos tudo se encaixa. Basta uma boa dose de otimismo para que a transformação ocorra por meio de novas atitudes. Inicie a sua transformação hoje!

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial 

Continua após a publicidade

Publicidade