Você sabe onde está a sua carteirinha de vacinação?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), as vacinas são comprovadamente eficazes na prevenção, controle e eliminação de doenças infecciosas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que duas a três milhões de mortes sejam evitadas, anualmente, por meio da imunização, que é um investimento com o melhor custo-efetividade. Isso significa que as vacinas possibilitam um excelente resultado de proteção com baixo custo, quando pensamos no valor do tratamento de doenças.
“As vacinas estimulam o sistema imunológico a proteger o organismo por meio da produção de anticorpos. Através de uma forma fraca ou inativada do agente causador da doença, elas ajudam a criar memória imunológica, a fim de preparar o organismo para um possível ataque do agente ativo. Caso esse ataque aconteça, o indivíduo que está devidamente vacinado se beneficiará dos anticorpos específicos produzidos pela vacina”, afirma Elis Camara, que é enfermeira e especialista em vacinas.
Segundo Elis, a maioria das vacinas promovem uma proteção de 90% e são extremamente seguras. Toda vacina para ser licenciada o uso no Brasil, passa por diversas etapas e um rigoroso processo de avaliação para garantir sua segurança e eficácia. Tal processo é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regido pelo Ministério da Saúde (MS).
“As vacinas devem ser aplicadas de acordo com as faixas etárias e protocolo de doses, seguindo todas as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), para garantir uma adequada proteção conforme as condições de saúde, situação epidemiológica do nosso país e as vulnerabilidades que o indivíduo apresenta diante do risco de adquirir determinadas doenças. No Brasil existe um calendário básico de vacinação, proposto pelo Ministério da Saúde, que é atualizado permanentemente e contempla diversas vacinas contra as doenças mais prevalentes e/ou em risco (acesse o link abaixo). Os calendários vacinais são específicos para crianças, adolescentes, gestantes, idosos, viajantes, trabalhadores e pacientes especiais”, ressalta.
Outro ponto importante ressaltado por Elis é que o trabalhador deve estar sempre atento à caderneta de vacinação, pois é neste documento que consta o registro de todas as vacinas tomadas ao longo da vida, e ela precisa ser constantemente avaliada por um profissional competente para que possa ser atualizada mesmo na idade adulta e de pessoas idosas.
Existe uma vacina que previne o câncer? “Sim! E estamos falando da vacina contra o HPV, vírus causador das verrugas genitais e condilomas, além de alguns tipos de cânceres, como câncer do colo do útero, vagina, pênis, ânus e orofaringe. O HPV é um vírus transmitido através do contato pele a pele, ou com a mucosa infectada pelo vírus e a forma mais segura e eficaz de prevenção dessa doença é a vacinação. Na rede pública de saúde está disponível a vacina contra o HPV quadrivalente, para crianças e adolescentes entre 09 e 14 anos de idade, a qual possui os dois tipos (6 e 11) causadores das verrugas genitais e condilomas, e outros dois tipos (16 e 18) que causam os cânceres”, afirma a expert.
Nas clínicas privadas de vacinação está disponível a grande novidade, a recém chegada ao Brasil, a vacina HPV Nonavalente, que além ter em sua composição os dois sorogrupos (6 e 11) que previnem as lesões acima mencionadas, existem mais sete sorogrupos (16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58) que previnem os cânceres. Então homens e mulheres de 09 até 45 anos podem ser vacinados!
Então não deixa a sua carteira de vacinação desatualizada! Para facilitar a sua vida, deixo aqui o calendário todas as idades pela Sociedade Brasileira de Imunização: https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao
——————————————————————————
BIANCA VILELA é autora do livro Respire, palestrante, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde em grandes empresas por todo o país há quase 20 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Não deixe de visitar o Instagram: @biancavilelaoficial