Lilian Sanpei: nova colunista da Boa Forma Conexão Japão, por Lilian Sanpei Lilian Sanpei mora no Japão há mais de duas décadas e escreve sobre saúde e estética integrativa

Escute o seu corpo com esses princípios da cultura Oriental

Como está o fluxo das profundidades dos seus pensamentos, sentimentos, emoções?

Por Lilian Sanpei Atualizado em 20 dez 2021, 13h29 - Publicado em 24 jan 2022, 12h35

O nosso bem-estar está diretamente relacionado ao equilíbrio entre a saúde de nosso corpo e estado emocional. 

O corpo humano é completamente integrado. Assim, sentimentos como tristeza, estresse, tensão medo ou insegurança também podem se manifestar de maneira física, gerando dores e até mesmo doenças. O sofrimento emocional é o indicador de que alguma parte do nosso ser está quebrada, fragmentada ou sensibilizada ele se torna físico quando aquilo que deveria ser resolvido ou gerenciado na mente acaba desencadeando sintomas e doenças no corpo, em um processo de somatização, demonstrando a interligação entre mente e corpo e integridade do organismo.

O esgotamento mental é o sinal de alerta para desacelerar e repensar o estilo de vida. Dores musculares, enxaqueca, alterações de humor, diminuição da libido, problemas digestivos, nervosismo, depressão e até crises de pânico são alguns sintomas do cansaço cerebral.

Na cultura Oriental, o poder de gerenciar e equilibrar a mente para controlar o estado físico e emocional com práticas integrativas é reconhecido há séculos. Práticas como meditação, respiração, chás entre outros são utilizados. O nosso lado emocional influencia nosso lado físico e mostra que é preciso ter ainda mais atenção com pensamentos, sentimentos e, principalmente, angústias e medos.

Aqui, algumas dicas direto dessa cultura:

RESPIRE: Tirar momentos para respirar profundamente é fundamental. Inspirar tranquilamente com toda atenção em si mesmo energiza e renova o corpo, e expirar com calma e paz promove o relaxamento e leveza.

RELAXE: Aprecie momentos junto à natureza, tão necessários para descansar o cérebro e acalmar a mente. É fundamental encontrar algo que te faz bem e feliz e que mantenha a mente calma e plena, é essencial para restaurar nosso equilíbrio mental e emocional e encontrar nosso centro.

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MEDITE: A meditação favorece a melhora da qualidade da vida e na integração entre mente e corpo.Gera redução dos níveis de cortisol e adrenalina, reduzindo a ansiedade e o estresse, possibilitando a melhora do sono e do equilíbrio físico e mental.

AUTOCUIDADO: Investir em bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos regularmente, procurar dormir bem e manter uma rotina de auto cuidado da pele e do corpo é essencial para promover jovialidade, bem estar e qualidade de vida. Priorize momentos para o auto cuidado integral, observe e escute os sinais do seu corpo. 

YOGA: Estudos associam a prática de yoga a vários benefícios para a saúde do corpo físico e também da mente, tais como redução do estresse e da ansiedade, fortalecimento do sistema imunológico, melhora das dores musculares, do funcionamento do sistema respiratório e cardiovascular e do sono.

A paz, os bons pensamentos são essenciais para a nossa qualidade de vida e bem-estar, tanto físico quanto mental. 

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LILIAN  SANPEI, Empresária , CEO BIHADA JAPAN , Pesquisadora na área de Estética, Beleza e Terapias Integrativas e Qualidade de vida e Saúde da Mulher. 

Especialista em terapias botânicas na promoção da saúde, beleza e longevidade continuada. Desenvolvimento Bihada Japan 

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