Lilian Sanpei: nova colunista da Boa Forma Conexão Japão, por Lilian Sanpei Lilian Sanpei mora no Japão há mais de duas décadas e escreve sobre saúde e estética integrativa

Como usar óleos essenciais nos cabelos, segundo a cultura japonesa

Aprenda sobre o uso de óleos essenciais na Saúde Capilar 

Por Lilian Sanpei Atualizado em 11 fev 2022, 16h03 - Publicado em 27 fev 2022, 12h52

Desenvolver estratégias de tratamentos botânicos para saúde capilar durante anos foi uma grande prioridade aqui no Japão em nosso instituto, associando as terapias de saúde e bem estar e beleza integrados.

A práticas botânicas e terapêuticas de forma integrada causam um reflexo imediato no equilíbrio energético e auxiliam a revigorar o corpo e ainda proporcionar um relaxamento, repondo e equilibrando energias. 

Atuar com as terapias de beleza, saúde e bem estar além de ser um ritual milenar no Japão de conexão com a essência do corpo e da alma, tem uma grande importância para manter o equilíbrio do corpo, saúde física , mental e emocional assim favorecendo a beleza e a saúde do corpo de forma integral. 

Os óleos essenciais e vegetais podem ser utilizados no preparo de máscara capilar, sinergias para massagem no couro cabeludo entre outros. Para utilização diluir os óleos essenciais em creme neutro, óleos vegetais de acordo com a dosagem que o profissional recomendar. 

Alguns óleos vegetais e essenciais com ricos benefícios para saúde capilar 

CONFIRA NA SEQUÊNCIA 

  • Óleo essencial de Alecrim 

Poderoso antioxidante, combate aos radicais livres, responsáveis pela degeneração acelerada do folículo capilar, estimula o fluxo sanguíneo aumentando a circulação no bulbo capilar para que os fios cresçam fortes e saudáveis, ação anti-inflamatória, antifúngica e

antibactericida, evitando o surgimento de inflamações e doenças do couro cabeludo, como a dermatite e a descamação (caspa). 

Eficaz como tônico capilar eficaz e complementar aos tratamentos para calvície, tem efeito Minoxidil-like, que contribui para a manutenção dos fios e se mostra eficaz no tratamento da caspa e irritação do couro cabeludo. 

  • Óleo essencial de Lavanda 

Possui excelentes propriedades calmantes. 

É utilizado em disfunções de couro cabeludo como dermatites, inflamações e até mesmo queimaduras. 

  • Óleo essencial de Melaleuca 

Bactericida e antisséptico. Atua em distúrbios como oleosidade, caspa, seborreia, dermatites e micoses. 

  • Óleo essencial de Hortelã pimenta 

O óleo essencial de Hortelã Pimenta ajuda a estimular o fluxo sanguíneo, potencializando a saúde e o crescimento dos fios. Além disso, é muito eficiente na prevenção da queda de cabelo. 

Continua após a publicidade

  • Óleo essencial de Patchouli 

É regenerador cutâneo e hidratante, sendo usado em eczemas, dermatites, promove maciez, brilho e trata disfunções e seborreia no couro cabeludo.Possui propriedades que estimulam o crescimento capilar. 

  • Óleo vegetal de abacate 

Apresenta alta concentração de vitamina E Contém propriedades bactericidas, e anti séptica. Ajuda na aceleração da cicatrização da pele e hidrata os fios. 

  • Óleo vegetal de jojoba 

Ajuda a estimular o crescimento do cabelo, além de apresentar ação anti séptica e oxidante, ele também favorece a hidratação. 

  • Óleo vegetal de castanha 

Ótimo para reparar danos e devolver o brilho natural dos cabelos. Indicado para cabelos quebradiços, secos, opacos e sem vida e que fazem uso contínuo de produtos químicos. Nutre, restaura e hidrata profundamente os fios. 

  • Óleo vegetal de Patauá 

Promove nutrição e hidratação profunda aos fios promovendo brilho e maciez. Os efeitos de nutrição e hidratação também se estendem à pele. 

  • Óleo vegetal de andiroba 

Pode ser usado para fazer umectação e hidratação, reparando as pontas duplas. Ajuda no controle de volume e frizz, além de proporcionar brilho e maciez. É muito indicado para cabelos danificados e ressecados, promovendo hidratação, fortalecimento, regeneração dos fios e combate à queda capilar.

PASSO A PASSO DA TERAPIA CAPILAR

De acordo com a sequência de óleos essenciais e vegetais na postagem, veja a necessidade atual dos seus cabelos e comece o ritual de tratamento. 

Prepare seu blend:

5 ml de óleo vegetal
1 ou 2 gotas de óleo essencial 

Em um recipiente de cerâmica, faça a mistura e aplique massageando o couro cabeludo e também aplique mexa por mexa. Deixe agir por 20 minutos e enxágue. 

 

LILIAN SANPEI, Empresária , CEO BIHADA JAPAN , Pesquisadora na área de Estética, Beleza e Terapias Integrativas e Qualidade de vida e Saúde da Mulher. Especialista em terapias botânicas na promoção da saúde, beleza e longevidade continuada. Desenvolvimento Bihada Japan

Continua após a publicidade

Publicidade