Lilian Sanpei: nova colunista da Boa Forma Conexão Japão, por Lilian Sanpei Lilian Sanpei mora no Japão há mais de duas décadas e escreve sobre saúde e estética integrativa

Como resgatar a jovialidade e saúde da pele masculina

Assim como as mulheres, homens também devem manter uma rotina de cuidados com a pele

Por Lilian Sanpei Atualizado em 4 Maio 2022, 11h27 - Publicado em 23 Maio 2022, 11h24

Não apenas as mulheres, mas todo homem deve priorizar o autocuidado e tratamentos que visam a beleza e o equilíbrio das emoções como um todo.

Sabia que a pele masculina precisa de cuidados especiais devido a sua produção hormonal?

A principal diferença entre pele masculina e feminina é sua textura, espessura e densidade. Essencialmente, a pele masculina é regulada pela testosterona, o que a diferencia em termos de estrutura da pele feminina. Além disso, a pele masculina é até 15 a 20% mais espessa, com mais fibras de colagênio e uma aparência mais firme e robusta, criando a necessidade de produtos adequados à pele masculina. 

A pele masculina é mais áspera, pois tem a camada externa mais desenvolvida por ter uma quantidade maior de queratina, assim os pelos são mais grossos e em maior quantidade. As agressões cotidianas ocasionadas pelo ato de barbear têm grande impacto no equilíbrio da pele, provocando secura, irritação e lesões devido aos pelos encravados (foliculite).

Os cuidados específicos na pele masculina são de extrema importância, pois auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e na textura agradável e suave da pele. Já os periódicos na pele masculina podem diminuir quadros de foliculite causados na hora de barbear.

A região ocular, mais sensível e suscetível ao cansaço e idade, merece atenção especial nos tratamentos personalizados. 

COMO TER UMA BOA PELE?

Ter uma boa pele é uma questão de saúde, ela faz a ponte entre o corpo e o meio ambiente. Por isso, absorve fatores externos evitando que agressores atinjam o organismo.

A pele, além de ser o primeiro órgão de defesa de nosso corpo contra as adversidades do meio externo, possui papéis importantes, cujas complexidades e rigidez contribuem para a manutenção da homeostase do organismo. Tais propriedades, no entanto, só são desempenhadas com excelência se o tecido tegumentar estiver em condições normais e plenas de funcionamento e cuidado.

Para que a nossa pele esteja em um estado adequado de funcionamento, precisa de alguns processos básicos que agem em conjunto: A limpeza, a hidratação cutânea e a proteção.

A limpeza contribui para a remoção dos agentes externos, secreções cutâneas naturais e micro-organismos. 

A hidratação, por sua vez, tem o papel primordial de manter o conteúdo de água na epiderme e manter a barreira epidérmica em perfeito estado. 

Proteção, o uso do protetor solar é indispensável e deve ser um hábito diário. É essencial investir com prioridade em uma alimentação antioxidante. O uso do protetor solar é fundamental para proteger a pele dos raios solares e mantê-la mais jovem, iluminada e saudável, além de evitar rugas, linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele. 

Continua após a publicidade

A HIDRATAÇÃO É ESSENCIAL PARA A PELE MASCULINA

É fundamental que a pele masculina se mantenha saudável e apta a executar todas suas funções de barreira protetora de forma plena e que se tenha um cuidado e atenção especial pelos fatores de agressão como ao se barbear gerando lesões.

Tendo em conta que a partir dos 50 anos, a pele se torna mais sensível, nessa fase a hidratação e cuidados especiais é ainda mais importante na prevenção de problemas cutâneos comuns em idades mais avançadas, como eczemas graves.

Além disso, o barbear diário estressa a pele e pode causar irritação e agressão à pele, danificando a camada externa, deixando-a mais propensa a irritações e perda de água. Isso porque a ação retira a camada superior das células da pele, expondo pele nova que é particularmente sensível às influências externas. Cerca de 40% dos homens têm problemas relacionados com o barbear sendo que os mais jovens e de pele clara, têm uma tendência acentuada. 

Uma lâmina pouco afiada e/ou um barbear sem suficiente lubrificação pode originar cortes, queimaduras e borbulhas, consequentemente uma pele danificada.  Com isso, a hidratação na pele masculina pode auxiliar na manutenção da função de barreira e na reestruturação cutânea, e para homens com pele mais ressecada e sensível, é recomendado o uso de água termal, pois possui propriedades calmantes e hidratantes. 

INVISTA EM COSMÉTICOS ANTIOXIDANTES

É importante investir em cosméticos antiglicantes e antioxidantes que atuam em combate ao envelhecimento cutâneo, devolvendo a elasticidade e promovendo a reestruturação e jovialidade da pele. Priorizar produtos com vitamina C e vitamina E, que estimulem a síntese de colágeno e elastina, além de aumentar a renovação celular promovendo o viço e a luminosidade da pele. 

Para responder às exigências da pele masculina é preciso uma rotina: 

  • Limpeza de pele periodicamente 
  • Hidratação e Tonificação Facial 
  • Priorizar o uso do Protetor Solar com ativos antioxidantes 
  • Métodos de massagem facial e rejuvenescimento 

E caso haja barba, manter os cuidados exclusivos de higienização na prevenção de alergias e acúmulo de bactérias. 

RITUAL DE AUTOCUIDADO

  1. Purificar e oxigenar: ritual espuma de limpeza ou leite de limpeza nutritivo
  2. Tonificar: água de beleza, tônico facial nutritivo 
  3. Nutrir e Hidratar : creme ou sérum revitalizante 
  4. Auto massagem: creme nutritivo para fácil deslizamento 
  5. Proteção Solar: Proteger a pele é essencial 
  6. Para cuidados no pós barba, priorize o uso de água termal. 

Bihada Japan, Lilian Sanpei 

美容フェイシャルケア, 三瓶 

———————————————————————————————————————————————–

LILIAN SANPEI, Empresária , CEO BIHADA JAPAN , Pesquisadora na área de Estética, Beleza e Terapias Integrativas e Qualidade de vida e Saúde da Mulher. Especialista em terapias botânicas na promoção da saúde, beleza e longevidade continuada. Desenvolvimento Bihada Japan

Continua após a publicidade

Publicidade