Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

A sua retrospectiva 2021

Quais as melhores perguntas para se fazer e avaliar o seu ano?

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 18 dez 2021, 00h52 - Publicado em 18 dez 2021, 08h00

Que tal parar para analisar o seu ano com leveza, crescimento, positividade e muito acolhimento? Hoje vou te guiar em uma retrospectiva que envolverá diversos questionamentos para você realizar um fechamento do seu ano!

A sensação é de que estamos vivendo um 2020 parte 2, não é mesmo?! Mas para que isso não ocorra novamente no próximo ano, que tal tirar um momento para fazer um compilado do seu ano e fechá-lo com chave de ouro, para poder viver um 2022 incrível? Então, se você topa, vem comigo!

  • Tire um tempo para pensar em todos os acontecimentos marcantes do ano nos seguintes aspectos da sua vida: pessoal, relacional, familiar, profissional, financeiro, saúde e bem-estar, emocional e intelectual
  • Se por acaso você havia feito uma lista de metas de 2021, esse é o momento para ver o que você atingiu, como a meta foi trabalhada ao longo do ano e o que ficou a desejar
  • Anote todas as suas conquistas
  • Responda às seguintes perguntas: 
  1. Qual foi a decisão mais sábia que tomei?
  2. Qual foi a maior lição que aprendi?
  3. Qual foi o maior risco que enfrentei?
  4. Qual foi a melhor coisa que descobri sobre mim mesmo?
  5. Qual foi a maior surpresa do ano?
  6. Quais foram os maiores desafios que enfrentei?
  7. O que mais me orgulho?
  8. Quais foram as 3 pessoas que mais me apoiaram?
  9. Qual foi a melhor coisa que fiz por mim mesmo?
  10. Pelo o que sou mais grato?

Se quiser (e puder), escreva tudo isso em um caderno que você não perca! Assim, todos os anos você poderá analisar as suas respostas, além de que poderá abri-lo e relembrar os bons momentos, toda vez que tiver vontade de ler!

  • Para fechar, pense em 3 palavras que definem o seu ano!

Sabe, quando tiramos esse tempo e olhamos para trás, podemos aprender muito com a nossa própria jornada! Passamos a validar a nossa história e até mesmo diminuímos as comparações com os outros! Aumentamos nossas sensações de bem-estar, gerando mais positividade para nossa vida!

Espero que você tenha tido um ano de muitos crescimento e, por mais difícil que tenha sido, que você tenha aprendido muito com essa trajetória! 

Continua após a publicidade

Esse texto foi inspirado no livro “O ano à frente” do YearCompass, que faz um compilado de perguntas sobre o ano que vivemos e o próximo! Deixarei para trazer os questionamentos sobre nossas intenções e expectativas de 2022 para nossa coluna em Janeiro! 

Agradeço imensamente a todos que estiveram comigo por aqui nos Sábados e também a todos que acompanharam de pertinho a minha rotina no Instagram! Seguiremos juntos no próximo ano, com muitos textos, dicas e reflexões!!! Desejo a todos um lindo fim de ano!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Continua após a publicidade

Publicidade