Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

A vida só começa depois do Carnaval?

Como retornar à rotina, ou pegar no tranco, daqui para frente?

Por helenagalante Atualizado em 4 mar 2022, 20h16 - Publicado em 5 mar 2022, 09h00

Presumo que todos os brasileiros já ouviram essa frase em algum momento da vida e que muitos seguem a risca! Até mesmo algumas escolas e faculdades deixam para iniciar o ano letivo após essa data comemorativa. Então, para você que acredita, Feliz Ano-Novo! Bem-vindo a 2022.

Por aqui meu ano já começou há algum tempo, assim como já ocorreram diversos fatos históricos muito importantes nesse ano que não devem ser deixados para trás. Mas a conversa hoje será direcionada ao retorno à rotina, a “pegar no tranco” daqui pra frente, já que não dá para emendar o carnaval no Natal, rs. 

Vamos lá! Vou te apresentar alguns passos que podem auxiliar nesse retorno:

  1. Sonhe! Pense como você gostaria que estivesse a sua vida, como seria o cenário ideal!
  2. Anote os motivos por trás desses sonhos e escreva em um lugar que fique de fácil acesso para você poder sempre acessar.
  3. Planeje sua semana conforme as suas prioridades, tarefas e sonhos! Não adianta só colocar as tarefas e não os sonhos, se não esses sonhos jamais irão se tornar realidade! 
  4. Execute! Todos os domingos observe como será a sua semana e faça acontecer! 

Vou te dar exemplos práticos: 1. Para esse ano, sonho em alavancar a minha carreira profissional (nesse momento eu fecho o olho e me imagino vivendo a carreira profissional que eu desejo). 2. É importante para mim, pois serei mais realizada, poderei auxiliar mais pessoas, é algo que me faz muito feliz… Por aí vai! 3. Para que isso ocorra, preciso deixar um tempo hábil, todos os dias para estudar mais, fazer cursos, participar de palestras. Então na minha agenda já coloco um momento destinado a isso. 4. Todos os dias, quando eu vejo a atividade na agenda já me recordo dos motivos de tudo isso e consigo realizar com mais determinação e propósito! Afinal, é um sonho só meu, que só depende de mim e que preciso fazer acontecer!

Deu para compreender?! Pois se nos forçarmos a fazer algumas coisas que não temos um propósito por trás, será realmente muito difícil implementar e realizar! Isso pode ser feito mesmo com tarefas mais chatas como arrumar a casa, lavar a louça ou ir para o trabalho (caso você não goste). É só parar pra pensar sobre os motivos que o levam para aquilo e fazer com o coração! Afinal, fazer mal feito ou fazer bem feito só depende de você! 

Uma outra dica de ouro é: COMECE! Simples assim! A maioria das vezes você perceberá que foi mais fácil do que achava! E se a preguiça bater, faça um combinado consigo mesmo que atividades que levam menos de 10 minutos para serem realizadas, você fará imediatamente! Se não, vira uma pilha de louça acumulada, que seria muito mais fácil ter limpado no começo!

Continua após a publicidade

Não ignore o que precisa ser feito. Caso você esteja fazendo isso, possivelmente se sinta mais ansioso. Afinal, seu cérebro fica lembrando ou até mesmo vendo as coisas fora de ordem e você fica postergando, aumentando ainda mais esse sofrimento, ocupando lugar apenas com esses pensamentos e comprometendo o seu desempenho em outras tarefas. 

Eu acredito que você consegue, basta você acreditar também e fazer acontecer!

Vamos juntos nessa jornada!!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade