Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Como lidar com a ansiedade

Cada dia vemos mais pessoas ansiosas e tendo alguns problemas no cotidiano decorrente desses sintomas. Hoje quero te dar dicas para ter uma vida mais leve!

Por Priscila Conte Vieira 29 jan 2022, 09h39

Início de ano, muitas vezes nos impomos muitas metas e podemos ficar ainda mais ansiosos para conseguirmos alcançá-las, mas muita calma nessa hora! Afinal, um pouquinho de ansiedade pode ser bom para nos auxiliar na execução, porém se for em excesso, pode nos paralisar!

Mas Pri, como assim a ansiedade pode ser boa? Saiba que a ansiedade é uma emoção natural do ser humano, ou seja, todas as pessoas poderão se sentir ansiosas frente a algo novo e desconhecido! Isso é ótimo para nos proteger, para nos deixar mais organizados ou até mesmo para nos impulsionar a fazer algumas coisas que, caso não houvesse um prazo, não faríamos!

O grande ponto é aprender a controlar a ansiedade e não ser controlado por ela! Se não, é aí que vemos as crises de ansiedade acompanhadas de taquicardia, sudorese, falta de ar, pensamentos autodepreciativos, medos aumentados e muito mais!

Agora, preciso que você saiba que caso esteja tendo crises de ansiedade ou se sentindo constantemente ansioso, o melhor jeito de melhorar é buscando ajuda profissional! E não se sinta mal por isso!!! Te garanto que a terapia pode ser muito melhor do que pensamos ou tememos! 

Para a ansiedade, o melhor jeito de aprender a lidar com ela, é através da respiração, do foco no momento presente, afinal, quando nos sentimos ansiosos, temos nossos pensamentos projetados para o futuro! Então quando se traz a atenção para o aqui e agora, a tendência é de melhorar! Além disso, o melhor jeito de lidar com a ansiedade é tendo uma rotina de vida organizada e com bem-estar!

Convenhamos que viver em meio ao caos não auxilia ninguém a ficar mais relaxado e tranquilo! Por isso, muitas vezes só o de escrever em uma lista as tarefas que você precisa realizar e organizá-las na rotina, já pode ser benéfico!

Continua após a publicidade

Tenha sempre um momento do seu dia que você possa pausar e olhar pela janela, ouvir uma música que te faça bem ou comer algo com calma! São os pequenos atos no dia a dia, realizados com constância que te farão viver uma vida mais leve e menos ansiosa! 

Agora um ponto importante que venho percebendo que aumentou neste mês é a ansiedade em relação a pandemia, principalmente das pessoas que positivaram e estão isoladas. Saibam que é até esperado se sentir um pouco mais para baixo, por estar sozinho, por ter contraído um vírus, por não poder sair de casa… Precisamos nos recordar do que de fato está ocorrendo e de que está tudo bem se sentir assim em alguns momentos! Mas, se por acaso você se sentir assim, lembre-se que é passageiro e dê o seu melhor para tornar o momento mais leve, fazendo atividades prazerosas como ver uma série, ligar para um amigo ou pedir um delivery gostoso!! E o mais importante, saiba que você não está sozinho!

Vamos juntos nessa jornada!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte

Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade