Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Antes feito que perfeito!

Você já ouviu essa frase antes?

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 17 jun 2022, 13h06 - Publicado em 18 jun 2022, 07h03

Diversas vezes quando eu me deparava com essa expressão, não conseguia entender o motivo, afinal, sempre tive muito claro que só faria as coisas se elas saíssem perfeitas e se eu pudesse dar o meu melhor.

Mas daí a vida acontece! Simples assim! Descobrimos que essa exigência por perfeição pode ser muito limitante e envolver muito sofrimento. Uma vez que quando nos cobramos tanto para fazer as coisas perfeitas, por vezes deixamos de fazê-las e desistimos, simplesmente por não estar como imaginávamos.

Você já passou por isso? Eu recebo muitos pacientes na clínica com essa mesma demanda e percebo um nítido sofrimento em suas rotinas, uma vez que ocasionalmente não conseguem fazer tarefas básicas pois gostariam de fazer da melhor forma possível e isso não cabe na rotina deles.

Vou te dar 2 exemplos: quando eu escuto alguém falando que quer iniciar o hábito de praticar atividade física diariamente e depois essa pessoa me fala que desistiu pois não conseguiu manter, sempre questiono “mas qual era sua expectativa em relação a isso?” e normalmente a resposta é “queria treinar 1h por dia, 5 vezes na semana”. Mas como seria se essa pessoa apenas começasse com 20 minutos por dia?! Ainda pode não ser a meta ideal, mas será algo!!! Uma vez que essa busca incessante pela perfeição pode até mesmo atrapalhar para conseguir evoluir e atingir as metas!

Darei um outro exemplo que está 100% correlacionado com expectativas X realidade. Há dois meses que eu precisava fazer a última prova de nivelamento de espanhol e a minha professora tentou agendar mais de 5 vezes comigo, porém, durante esse tempo tudo aconteceu na minha vida e eu precisei desmarcar. Na minha cabeça era simplesmente impossível eu aparecer em uma prova sem ter me dedicado completamente nos estudos para ela, porém estava sem tempo hábil e isso não estava saindo do papel. Até que um dia, na aula, fui surpreendida com a prova e, pasmem, eu passei sem ter estudado. 

Continua após a publicidade

Aprendi muito com essa situação, afinal, vi que não adiantava eu querer sempre fazer tudo perfeito, as vezes era melhor apenas fazer! Também aprendi a confiar ainda mais em mim e no meu potencial e aprendi que nunca será o cenário ideal, o único momento certo é o hoje! 

Então se você aí, por acaso, estiver adiando algo pois quer se sentir perfeitamente pronto, vou te contar uma coisa: apenas vá! Feito é melhor que perfeito! 

Espero muito que você possa se libertar desses padrões de perfeição que possam ser limitantes na sua vida e que você possa cada dia mais ir adiante com os seus objetivos e metas! Vamos juntos nessa jornada!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade