Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Antes feito que perfeito!

Por Priscila Conte Vieira
18 jun 2022, 07h03

Diversas vezes quando eu me deparava com essa expressão, não conseguia entender o motivo, afinal, sempre tive muito claro que só faria as coisas se elas saíssem perfeitas e se eu pudesse dar o meu melhor.

Mas daí a vida acontece! Simples assim! Descobrimos que essa exigência por perfeição pode ser muito limitante e envolver muito sofrimento. Uma vez que quando nos cobramos tanto para fazer as coisas perfeitas, por vezes deixamos de fazê-las e desistimos, simplesmente por não estar como imaginávamos.

Você já passou por isso? Eu recebo muitos pacientes na clínica com essa mesma demanda e percebo um nítido sofrimento em suas rotinas, uma vez que ocasionalmente não conseguem fazer tarefas básicas pois gostariam de fazer da melhor forma possível e isso não cabe na rotina deles.

Vou te dar 2 exemplos: quando eu escuto alguém falando que quer iniciar o hábito de praticar atividade física diariamente e depois essa pessoa me fala que desistiu pois não conseguiu manter, sempre questiono “mas qual era sua expectativa em relação a isso?” e normalmente a resposta é “queria treinar 1h por dia, 5 vezes na semana”. Mas como seria se essa pessoa apenas começasse com 20 minutos por dia?! Ainda pode não ser a meta ideal, mas será algo!!! Uma vez que essa busca incessante pela perfeição pode até mesmo atrapalhar para conseguir evoluir e atingir as metas!

Continua após a publicidade

Darei um outro exemplo que está 100% correlacionado com expectativas X realidade. Há dois meses que eu precisava fazer a última prova de nivelamento de espanhol e a minha professora tentou agendar mais de 5 vezes comigo, porém, durante esse tempo tudo aconteceu na minha vida e eu precisei desmarcar. Na minha cabeça era simplesmente impossível eu aparecer em uma prova sem ter me dedicado completamente nos estudos para ela, porém estava sem tempo hábil e isso não estava saindo do papel. Até que um dia, na aula, fui surpreendida com a prova e, pasmem, eu passei sem ter estudado. 

Aprendi muito com essa situação, afinal, vi que não adiantava eu querer sempre fazer tudo perfeito, as vezes era melhor apenas fazer! Também aprendi a confiar ainda mais em mim e no meu potencial e aprendi que nunca será o cenário ideal, o único momento certo é o hoje! 

Então se você aí, por acaso, estiver adiando algo pois quer se sentir perfeitamente pronto, vou te contar uma coisa: apenas vá! Feito é melhor que perfeito! 

Continua após a publicidade

Espero muito que você possa se libertar desses padrões de perfeição que possam ser limitantes na sua vida e que você possa cada dia mais ir adiante com os seus objetivos e metas! Vamos juntos nessa jornada!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Continua após a publicidade

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade