Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Aprender com o caos

E quando percebemos que estamos vivendo em meio ao caos com tudo acontecendo ao mesmo tempo? O texto de hoje é para te auxiliar com esses momentos

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 22 abr 2022, 11h14 - Publicado em 23 abr 2022, 08h09

“Em meio ao caos, há sempre uma oportunidade”, uma frase incrível de Sun Tzu, que indica muito bem aonde eu quero chegar com vocês. Afinal, quando estamos no meio do furacão, por vezes parece impossível pensar em novas soluções ou maneiras de passar por isso. 

Porém, quando nos recordamos que já enfrentamos todos os nossos maiores desafios, que já passamos por diversos dias caóticos, podemos pensar nas fortalezas que utilizamos para passar por aquelas outras situações e já aplicar no contexto atual! Assim, implementamos a resiliência!!

Exemplo: em um outro momento da minha vida que foi super desafiador e caótico, além de eu ter me permitido sofrer, chorar e pedir ajuda, eu fiz terapia, enfrentei meus medos, marquei conversas importantes, tomei grandes decisões através dos meus valores pessoais e coloquei minha integridade em ação. Ou seja, hoje que estou me percebendo em uma nova situação caótica, posso me recordar dessas ferramentas que me auxiliaram anteriormente e colocar em prática de novo!! Assim como aprender com os erros anteriores para não cometê-los novamente!

Percebeu ali que eu relatei que me permiti sentir? Isso é fundamental para podermos enfrentar toda e qualquer situação de nossas vidas com mais leveza e fluidez, nos levando a uma maior resiliência no futuro! Afinal, se eu não sinto o que preciso sentir, ficará ainda mais difícil para enfrentar! Então tire um tempo para apenas sentir, perceber como você está e depois pense no que está acontecendo ao seu redor. Por último que vem a tomada de decisão e ação dos próximos passos!

A psicologia positiva tem um constructo incrível que se chama Crescimento pós traumático! Diferente do que acontece no estresse pós traumático, visa descobrir os ganhos que a pessoa obteve em momentos difíceis, depois que aquilo ocorreu! Está correlacionado com a frase que havia citado acima! Em todo caos há uma oportunidade, e podemos aprender imensamente com todas as situações!

Então para você que está vivendo o caos agora, respire fundo, lembre-se que isso irá passar, que você já enfrentou outros momentos difíceis e se recorde das forças que usou para superar esses outros momentos e como pode utilizar isso novamente a seu favor.

Continua após a publicidade

Para você que está em um momento tranquilo agora, te convido a olhar para um momento estressante passado e ver o que você aprendeu com ele, que oportunidades obteve, o que mudou na sua vida desde então!

Que possamos sempre nos lembrar de olhar as coisas por outras perspectivas e nos permitirmos ser uma melhor versão de nós mesmos! Vamos juntos nessa jornada!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte

Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Continua após a publicidade

Publicidade