Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

10 lições da Psicologia para transformar sua mente e viver melhor

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 2 set 2025, 10h56 - Publicado em 30 ago 2025, 20h00
10 aprendizados que a psicologia me trouxe
10 aprendizados que a Psicologia me trouxe | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Você já parou para se perguntar por que é tão difícil lidar com aquilo que sentimos? Já percebeu o medo que muitas vezes surge diante da ideia de entrar em um consultório de psicologia, como se aquela porta fosse capaz de mudar tudo dentro de você?

Talvez você até já tenha cogitado fazer terapia, mas se questionou: “Será que vou dar conta de falar sobre mim? Será que o psicólogo vai me entender? Será que vai doer demais revisitar certas histórias?”

Essas perguntas são mais comuns do que parecem. O medo de encarar a própria mente, muitas vezes, é maior do que o medo do mundo lá fora. Mas quero compartilhar algo importante: para o psicólogo, receber alguém que decide atravessar essa porta é uma honra.

Estar diante de uma vida, de uma história, de um coração que se abre aos poucos, é um dos maiores privilégios que essa profissão me oferece.

No dia 27 de agosto, celebramos o Dia dos Psicólogos, e eu não poderia deixar de celebrar — não apenas a profissão que escolhi (ou que me escolheu), mas também os aprendizados profundos que ela me trouxe e que eu gostaria que todos pudessem carregar consigo.

A Psicologia me ensinou muito além dos livros, das técnicas e das teorias. Ela me revelou verdades humanas que surgem em cada encontro, em cada olhar atravessado de dor, esperança ou coragem.

Continua após a publicidade

10 aprendizados que a Psicologia me trouxe

Hoje, compartilho com você 10 aprendizados que carrego comigo e que, talvez, também possam transformar a sua forma de viver:

1. O problema não é sentir, mas não saber lidar com o que sentimos. Emoções não são inimigas — são bússolas. O sofrimento nasce, muitas vezes, da tentativa de fugir delas.

2. Descansar também é produtividade. Pausar não é perder tempo, é recuperar forças para viver melhor.

Felicidade não é constante, é feita de momentos. Ninguém é feliz o tempo todo — e tudo bem. O valor está em reconhecê-la nos instantes simples.

Continua após a publicidade

3. Não precisamos dar conta de tudo sozinhos. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e humildade.

4. Pensamentos são apenas pensamentos. Eles podem ser criativos, mas nem sempre são justos ou reais.

5. O passado explica, mas não define. Sempre há espaço para ressignificar e reescrever a própria história.

6. A forma como vivemos nossos dias é a forma como vivemos a vida. Pequenos hábitos moldam nossa existência. A vida não está no futuro, ela acontece no agora.

Continua após a publicidade

7. Autocompaixão é força, não fraqueza. Ser gentil consigo mesmo é a base para encontrar equilíbrio e coragem de recomeçar.

8. O que pensamos, sentimos e fazemos está interligado. Cuidar da mente, do corpo e das relações é cuidar de si por inteiro.

9. Todo ser humano pode florescer. Não existe idade, tempo ou condição que impeça o crescimento. Sempre é possível se reinventar.

Essas lições me acompanham como profissional e como pessoa. E talvez o mais bonito da Psicologia seja exatamente isso: ela não é apenas uma ciência sobre o comportamento humano, mas um convite diário a viver de forma mais consciente e verdadeira.

Continua após a publicidade

Deixo um convite a você que leu: escolha um desses aprendizados e leve-o para o seu cotidiano. Qual deles mais ressoou em você agora?

Seja qual for, que se torne um lembrete de que a vida pode ser mais leve, mais consciente e mais humana. Porque, no fundo, todos nós estamos aprendendo, errando e florescendo juntos!

___________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Continua após a publicidade

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @priscilaconte__. Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.