Autorresponsabilidade de viver
Percebo que constantemente estamos nos preocupando com os outros, tomando decisões sem levar em consideração o que queremos mas apenas para agradar quem está por perto ou até mesmo colocamos toda a responsabilidade da nossa felicidade em outra pessoa. E isso pode ser completamente disfuncional!
“Nunca é sobre o outro, é sempre sobre nós mesmos”, frase essa que ouvi no último final de semana enquanto fazia um workshop de palhaçaria! Quando tomamos alguma decisão precisamos olhar para as nossas demandas, necessidades, limites e vontades. Precisamos aprender a dizer mais “não” às imposições e a dizer mais “sim” para o que temos vontade.
Precisamos parar de nos culpabilizar o tempo inteiro e compreender que somos humanos, que é por isso que erramos e que errar não é algo extraordinário. Precisamos parar de querer que os outros tenham bolas de cristal e adivinhem o que gostaríamos que fizessem por nós e passarmos a fazermos por nós mesmos!
Precisamos retomar a autorresponsabilidade de viver a nossa própria vida!!!! A nos importar um pouquinho menos com o que os outros vão achar, a deixar de pensar sempre em agradar o outro e a viver mais por nós!
Somos seres vivos e nosso propósito é simplesmente de viver! Curtirmos nossa vida, pararmos de colocarmos as culpas das nossas infelicidades nos outros e tomar a rédea das coisas que nos dizem respeito.
A vida toda tiravam sarro de mim por eu ser tão sonhadora e eu não conseguia entender o motivo e sempre respondia “se eu não sonhar por mim, quem vai?”, e é mais ou menos por aí mesmo! Precisamos aprender a fazer as coisas por nós, a sermos movidos pelos nossos sonhos, aprender a desagradar os outros, a estarmos com eles pois queremos e não por sermos forçados!
Todos saem ganhando quando cada um se torna responsável pela própria vida! Marido não é filho e até mesmo os filhos precisam aprender a ter mais autonomia. Escuto muito no consultório as minhas pacientes estando completamente sobrecarregadas por precisar organizar e dar conta da vida de todos da casa e de esquecerem delas mesmas.
Por isso hoje te convido a viver por você! A descobrir quais coisas você gostaria de realizar por si mesma, em quais comidas você quer comer, em quais atividades quer fazer ou até deixar de fazer. Te convido a sonhar e executar, a se permitir viver a beleza de ser quem você é e ignorar o que pensam sobre você, afinal, a vida é agora e essa é a sua única vida. Por tanto viva o presente e não deixe para o amanhã.
_______________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL, também criadora do Podcast Respira, não pira e professora do curso Reset Stress.
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte
Te vejo no próximo Sábado!
Até mais <3