Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Como cuidar da saúde física e mental

"Os treinos funcionam como o meu momento de conexão comigo", diz Matheus Krauze, exemplo de que praticar atividade física pode e deve ser sinônimo de prazer

Por Priscila Conte Vieira
1 Maio 2021, 09h00

Acredito que agora, mais do que nunca, nós percebemos que se não cuidarmos de nós mesmos, não conseguiremos fazer nada, não é mesmo? Tanto a saúde física quanto a mental são extremamente importantes para que tudo flua em nossas vidas e é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.

Publicidade

Essa é uma série de textos sobre o modelo SPIRE de bem-estar integral, do Wholebeing Institute. Abordei o “S” de espiritual no texto da semana passada, que você pode conferir aqui, e hoje, será sobre o físico e nas próximas semanas falaremos sobre o intelectual, relacional e emocional.

Publicidade

A letra P do SPIRE, trata do físico (physical) e diz respeito aos cuidados do corpo e da conexão corpo e mente, afinal, a definição de saúde da OMS é um estado de bem-estar físico, mental e social e não a ausência de enfermidades, como estamos acostumados a definir. E dois desses tópicos, fazem parte da dimensão que estamos trabalhando hoje!

Diversas pessoas percebem que o cuidado com o corpo é uma das formas de conseguir equilibrar as outras dimensões citadas acima. Por isso, hoje temos a participação do Matheus Krauze, que identificou o físico como uma forma de conseguir elevar os outros pontos. É a dimensão mais importante de sua vida: se não se sente bem consigo mesmo, os outros aspectos começam a cair em conjunto.

Publicidade

Desde muito cedo, Matheus foi praticante de diversas atividades físicas, algumas em níveis de competição, mas a grande maioria apenas como hobbie. Mas foi quando descobriu a musculação aos 16 anos, que tudo mudou. Os treinos passaram a ser os momentos essenciais na sua rotina, no início, a frequência era maior, de 6 a 7 treinos por semana, entretanto, com as descobertas, foi aprendendo que descansar também faz parte e que é extremamente importante para o desenvolvimento.

“Os treinos funcionam como o meu momento de conexão comigo mesmo, de 1h a 1h30, de puro mindfulness, sem conversas, sem tocar no celular, apenas conexão corpo e mente, coisa que a musculação demanda muito”, diz ele.

Publicidade
Continua após a publicidade

Com o passar do tempo, descobriu técnicas simples para melhorar a sua saúde e consequentemente o seu desempenho, através da alimentação saudável, boas noites de sono e ingerir bastante água. Essas foram as principais e que mostraram bons resultados, que fazem parte da sua rotina até hoje. 

Matheus percebe que quando os treinos estão em dia, o trabalho, os momentos de estudos e de lazer também estão fluindo e faz com que se sinta muito melhor. Para ele, a musculação vai além do treino físico, sendo o que o auxilia a manter a conexão corpo e mente.

Publicidade

Então agora chegou a sua vez de refletir sobre como anda o seu lado físico! Afinal, você não precisa, assim como o Matheus Krauze, ter uma rotina de musculação! Mas apenas encontrar algo que faça bem para si mesmo!

Para você, qual esporte ou atividade traz esse sentimento de conexão?

Publicidade

Buscar trabalhar o corpo vai muito além de queimar calorias e ter o corpo dos sonhos! É sobre fazer uma atividade que te divirta, te entretenha, te faça bem e, em conjunto, te auxilie a mexer o corpo e a exercitá-lo, para que você possa se manter ativo e manter o corpo (e mente) saudável. 

Continua após a publicidade

Tente organizar a sua semana colocando horários específicos para os seus treinos e outras atividades, além da meditação, e, somente depois, coloque suas atividades de trabalho e estudos. Assim você garante que não deixará a sua saúde para lá e a colocará em primeiro lugar!!

Vamos juntos nessa jornada! Nos vemos sábado que vem, para falar sobre o nosso lado intelectual! Até mais!!

_________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade
Publicidade