Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Como descansar (de verdade!)

Se você já tentou tirar um dia para descansar e não se sentiu relaxado no final, esse texto é para te ensinar como descansar de verdade

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 27 Maio 2022, 12h40 - Publicado em 28 Maio 2022, 07h37

Mas Pri, tem um único jeito certo de descansar? Não! Por isso é tão necessário compreender qual tipo de cansaço você está sentindo para definir qual será o descanso ideal para o seu momento atual!

Muitas vezes pensamos que para relaxar é necessário “não fazer nada” ou “ ficar atoa”. Mas por acaso, você consegue fazer isso de verdade? De que adianta querer relaxar vendo um filme enquanto você continua rolando o feed das redes sociais incansavelmente? Sua mente continuará recebendo muita informação e o cansaço mental continuará existindo!

Ao mesmo tempo, se você pensa que só conseguirá relaxar quando estiver de férias e sem nenhum problema, já te adianto que não há um botão mágico que você aperta e instantaneamente se sentirá mais descansado e seus problemas irão embora!!

Então vamos lá! O primeiro passo é pensar que tipo de cansaço você está sentindo: físico (advindo de um esforço corporal, pode ter até dores musculares), emocional (emoções intensas, desgaste pelo choro por exemplo), mental/intelectual (após muito estudo/trabalho), espiritual (independente da religião, está ligado a perda de propósito ou sentido da vida), social (sensação de ser sugado após conexões relacionais), criativo (busca incessante por inovação) ou sensorial (ligado aos 5 sentidos, pode ser por barulhos, cores intensas, assim por diante). 

Em seguida, reflita sobre o que você poderia fazer para que se sinta descansado de fato! Afinal, por vezes precisamos fazer algo para descansar e não deixar de fazer!

Exemplo: quando me sinto cansada mentalmente, gosto de me exercitar ou de apreciar a natureza e me conectar com os meus sentidos. Quando me sinto cansada emocionalmente, gosto de dormir e me recompor. Quando me sinto cansada fisicamente, adoro ler um livro ou ver uma série…

Já se eu estiver cansada mentalmente e for tentar ler um livro, estarei cansando ainda mais o meu cérebro, então esse descanso não será efetivo, nessa situação! 

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Também é fundamental saber quais são as coisas que te fazem bem e te trazem a sensação de relaxamento! Para mim, estar entre amigos e viajar é fantástico, mas pode ser que essas duas coisas sejam ruins para uma pessoa mais introspectiva e caseira! Então pare, reflita e escreva uma lista dessas coisas.

Meu foco aqui hoje é que você também desconstrua a ideia de um relaxamento ligado a não ter problemas, pois isso é quase impossível! Mesmo se você estiver de férias, terá questões para enfrentar!

Assim sendo, a definição de descanso que eu mais gosto é “abrandar, fazer com que fique mais leve”. Isso sim é possível de realizar em qualquer contexto e em qualquer situação que você esteja!!

Que tal levar uma vida mais feliz e implementar mais momentos de leveza nos seus dias? Vamos juntos nessa jornada!

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Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

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