Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Como lidar com o perfeccionismo?

Por Priscila Conte Vieira
20 set 2025, 16h00
como lidar com o perfeccionismo
Como lidar com o perfeccionismo? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Quantas vezes você já deixou de começar algo porque achou que não seria bom o bastante? Quantas ideias ficaram guardadas na gaveta porque não estavam “perfeitas”?

O perfeccionismo tem esse poder silencioso, ele nos convence de que só vale a pena fazer se for impecável, e com isso acabamos não fazendo nada ou perdendo muito tempo fazendo algo impecável e atrasando outras tarefas ainda mais importantes.

O resultado é um círculo vicioso, onde queremos dar o melhor de nós, mas o medo de falhar trava nossas ações. Ficamos presos entre dois lugares dolorosos: o da cobrança excessiva e o da inércia.

O coração deseja criar, produzir, viver… mas a mente crítica sussurra que “não é suficiente”, “não está pronto”, “você pode melhorar mais”.

O perfeccionismo promete segurança, mas entrega angústia. Ele rouba a leveza do processo, apaga o prazer de experimentar, nos coloca sempre no lugar da comparação e da dúvida.

E quanto mais acreditamos que só seremos aceitos ou valorizados se atingirmos padrões inalcançáveis, mais nos afastamos daquilo que mais importa que é o movimento, a entrega, o aprendizado.

E muitas vezes, colocamos todo o nosso foco em uma única parte do processo, que nem sempre é a mais importante, e deixamos de enxergar o todo.

Continua após a publicidade

Gastamos energia corrigindo detalhes mínimos, enquanto esquecemos do valor daquilo que já foi feito, ou até mesmo do propósito maior que nos moveu a começar.

Essa visão estreita nos faz perder a perspectiva e aumenta a sensação de estagnação. Aprender a ampliar o olhar, a ver além dos pontos que ainda não estão perfeitos, é o que abre espaço para avançar com mais leveza.

A verdade é que nada precisa ser perfeito para ser valioso (nem nós mesmos!!). O que nos faz crescer é a coragem de tentar, ajustar, errar e seguir.

Dicas para lidar com o perfeccionismo

Aqui vão algumas dicas para te auxiliar a sair do limbo entre não fazer ou fazer perfeito:

1. Troque “perfeito” por “possível”

Pergunte-se: o que é possível hoje, com os recursos que tenho? Essa mudança de perspectiva abre espaço para a ação.

Continua após a publicidade

2. Defina prazos curtos

Ao invés de esperar a ideia estar 100% madura, estabeleça limites de tempo para agir. O prazo ajuda a frear a autocrítica infinita.

3. Aceite o inacabado

Lembre-se de que sempre haverá ajustes. Permita que algo seja apenas o “primeiro passo” e não o resultado final.

4. Use a régua da relevância

Avalie: “isso que estou ajustando muda de fato o resultado ou só alimenta minha ansiedade de perfeição?”. Se não muda o impacto, siga em frente.

5. Olhe para o todo regularmente

Faça pausas estratégicas para se afastar da tarefa e observar o conjunto. Muitas vezes, o distanciamento mostra que aquilo que parecia gigante é apenas um detalhe.

6. Pratique a visão de longo prazo

Pergunte-se: daqui a seis meses isso ainda vai importar? Se a resposta for não, talvez não mereça tanta energia agora.

Continua após a publicidade

7. Crie rituais de começo

Muitas vezes, o mais difícil é iniciar. Estabeleça um gatilho simples: uma música, um café, cinco minutos dedicados… O início já quebra a barreira da perfeição.

8. Diferencie importância de urgência

Nem tudo precisa de atenção imediata ou máxima. Classifique suas tarefas em níveis de relevância para não gastar energia onde não é necessário.

Sempre haverá algo a melhorar, mas isso não precisa ser um impedimento para agir. O importante é começar, entregar, aprender e evoluir.

Quando deixamos de esperar pelo momento perfeito, descobrimos que o progresso real acontece justamente nas imperfeições do caminho.

___________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @priscilaconte__. Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.