Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Faça o que deve ser feito

Por Priscila Conte Vieira
19 nov 2022, 07h13

Tem vezes que hesitamos em fazer coisas que são importantes para nós e procrastinamos. Tentamos deixar de lado, mas aquele peso não sai da nossa cabeça não é mesmo? Por isso, hoje eu quero te incentivar a fazer o que deve ser feito e resolver tudo o que é necessário ainda esse ano.

Saber persistir é um dom, assim como também saber quando parar. Precisamos entender o que é necessário ser feito, se a tarefa de fato é importante para nós, se é algo que nós realmente queremos ou se foi imposto por outros. Não podemos fugir de nossas responsabilidades quando elas ficam difíceis, mas também precisamos reavaliar nossos objetivos de vez em quando para saber se realmente vale a pena continuar e caso a resposta seja que não, saiba que está tudo bem mudar de rota!

Alinhar nossos próprios objetivos, refletir sobre o rumo que a nossa vida está tomando e, assim, tomar novas decisões e agir! Não dá só pra saber o que é preciso fazer e ficar sentado esperando! É como se você estivesse revendo o que faz sentido para si e para a sua vida e tomando as rédeas para viver a vida dos seus sonhos e não esperando que os outros tomem as decisões por você ou te digam o que fazer.

Procrastinar só gera estresse, ansiedade e angústia. “A Pri, mas eu funciono melhor quando estou em cima da hora”. Mentira! Você só está buscando uma resposta para um ciclo que criou internamente de funcionamento, mas que pode (e deve) ser melhorado, para sua própria sanidade mental e melhora de performance. 

Saiba que não vai existir motivação ou força de vontade, que você não vai acordar disposto todos os dias, mas cumpra com as suas responsabilidades. Faça o que é melhor para você, mesmo que o resultado seja apenas a longo prazo. Compreenda seu propósito por trás da ação e tente não deixar para depois! Você verá como isso é libertador!

Continua após a publicidade

Resumindo: Resolva teus B.O. Faça o que precisa ser feito, mesmo que você não goste, mas sim por ser necessário. Descubra novas maneiras de fazer com que seja menos chato ou menos difícil implementando algo que goste junto. Exemplo: precisa ter uma conversa difícil com alguém, escolha um local agradável onde você possa tomar um café gostoso. Precisa organizar o closet, coloque uma playlist que você adora. Precisa atualizar a planilha financeira, escolha uma recompensa para você ao finalizar, como dar um passeio ou ir ao cinema.

Deixar de lado algo que você sabe que tem que fazer é como deixar o celular em modo soneca. Seu cérebro vai passar o dia todo te recordando, você vai desfocar do que está fazendo mas continuará ignorando o problema maior. Isso só gera sofrimento e angústia. Portanto pare, reflita, reorganize e resolva logo. 

Organize um dia para colocar tudo em ordem, faça lista dos seus deveres, dos seus planos, marque logo as conversas que precisa, pense se sua rotina está funcional para você e a adapte o que for necessário! 

Desistir não é uma opção, então persista! 

Continua após a publicidade

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL, também criadora do Podcast Respira, não pira e professora do curso Reset Stress. 

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

 

Publicidade