Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Gratidão, o clichê que você deveria aprender!

Por Priscila Conte Vieira
4 set 2021, 09h00

Tenho certeza que você já ouviu falar por aí sobre #gratidão. Mas hoje, quero te ensinar os fundamentos científicos por trás dela e te mostrar os benefícios para você colocar agora mesmo em prática! 

Primeiro, quero contextualizar um pouquinho sobre os motivos de eu começar a estudar sobre ela, afinal, eu sempre fui uma pessoa reclamona. Nada nunca estava bom, nada nunca era o bastante. Mas, desde que eu descobri sobre a psicologia positiva e comecei a fazer terapia, passei a levar a vida de uma outra forma.

Hoje, eu busco agradecer pelo o que eu vivo, eu pauso e reflito sobre os meus dias. Eu passei a valorizar as pequenas coisas e a admirar aquilo que antes eu nem conseguia enxergar.

É claro que também tenho momentos difíceis e também fico inconformada com algumas situações, mas é diferente do que já foi. Não é mais em um tom de reclamação, não passa mais pela minha cabeça o famoso “nada presta na minha vida mesmo”, hoje em dia é mais uma vontade de mudar e evoluir, de buscar dar o meu melhor e aprimorar aquilo que já sou!

Então, te convido a perceber também a forma como você está lidando com a sua vida, quais são os pensamentos recorrentes por aí e a buscar agradecer ao invés de só reclamar!

Continua após a publicidade

Agora, o que eu ganho ao agradecer? De acordo com Sonja Lyubomirsky, escritora do livro “A ciência da felicidade: Como atingir a felicidade real e duradoura”, temos vários benefícios ao colocarmos a gratidão em prática, são eles:

  1. Desfrutar mais experiências positivas da vida
  2. Aumenta a autoestima
  3. Ajuda a lidar com o estresse e o trauma
  4. Incentiva o comportamento moral
  5. Auxilia na construção dos laços sociais, fortalecendo relacionamentos existentes e nutrindo novos
  6. Diminui as comparações com os outros
  7. Pode diminuir ou deter sentimentos como raiva, amargura e ganância
  8. Auxilia a sermos mais resilientes

Acredito que esses motivos já são suficientes para você começar a agradecer pela sua vida nesse instante! E ah, importante ressaltar que você pode agradecer por tudo o que quiser, sejam pequenas ou grandes coisas!

Mas Pri, então só de agradecer uma vez eu já terei esses benefícios? Não!! Tudo na vida é constância, e não seria diferente dessa vez! Ao longo do tempo, conforme você vai agradecendo pelas coisas na sua vida, o seu cérebro vai ficando mais focado no que é bom, gerando esses benefícios citados acima, mas não é da noite pro dia, ok?!

Você pode começar hoje, escrevendo uma mensagem para alguém, escrevendo uma carta para si mesmo, pensando em 5 coisas pelas quais você é grato no dia, ou até mesmo criando um pote da gratidão na sua casa, onde todos os moradores podem escrever bilhetinhos das coisas pelas quais são gratos!

Continua após a publicidade

Vamos juntos nessa jornada, deixando de ser tão reclamões e passando a desfrutar dos incríveis benefícios que a gratidão pode nos oferecer!!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade
Publicidade