Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Gratidão, o clichê que você deveria aprender!

Te convido a perceber a forma como você está lidando com a sua vida, identificar os pensamentos recorrentes e buscar agradecer ao invés de só reclamar!

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 3 set 2021, 10h30 - Publicado em 4 set 2021, 09h00

Tenho certeza que você já ouviu falar por aí sobre #gratidão. Mas hoje, quero te ensinar os fundamentos científicos por trás dela e te mostrar os benefícios para você colocar agora mesmo em prática! 

Primeiro, quero contextualizar um pouquinho sobre os motivos de eu começar a estudar sobre ela, afinal, eu sempre fui uma pessoa reclamona. Nada nunca estava bom, nada nunca era o bastante. Mas, desde que eu descobri sobre a psicologia positiva e comecei a fazer terapia, passei a levar a vida de uma outra forma.

Hoje, eu busco agradecer pelo o que eu vivo, eu pauso e reflito sobre os meus dias. Eu passei a valorizar as pequenas coisas e a admirar aquilo que antes eu nem conseguia enxergar.

É claro que também tenho momentos difíceis e também fico inconformada com algumas situações, mas é diferente do que já foi. Não é mais em um tom de reclamação, não passa mais pela minha cabeça o famoso “nada presta na minha vida mesmo”, hoje em dia é mais uma vontade de mudar e evoluir, de buscar dar o meu melhor e aprimorar aquilo que já sou!

Então, te convido a perceber também a forma como você está lidando com a sua vida, quais são os pensamentos recorrentes por aí e a buscar agradecer ao invés de só reclamar!

Agora, o que eu ganho ao agradecer? De acordo com Sonja Lyubomirsky, escritora do livro “A ciência da felicidade: Como atingir a felicidade real e duradoura”, temos vários benefícios ao colocarmos a gratidão em prática, são eles:

  1. Desfrutar mais experiências positivas da vida
  2. Aumenta a autoestima
  3. Ajuda a lidar com o estresse e o trauma
  4. Incentiva o comportamento moral
  5. Auxilia na construção dos laços sociais, fortalecendo relacionamentos existentes e nutrindo novos
  6. Diminui as comparações com os outros
  7. Pode diminuir ou deter sentimentos como raiva, amargura e ganância
  8. Auxilia a sermos mais resilientes

Acredito que esses motivos já são suficientes para você começar a agradecer pela sua vida nesse instante! E ah, importante ressaltar que você pode agradecer por tudo o que quiser, sejam pequenas ou grandes coisas!

Continua após a publicidade

Mas Pri, então só de agradecer uma vez eu já terei esses benefícios? Não!! Tudo na vida é constância, e não seria diferente dessa vez! Ao longo do tempo, conforme você vai agradecendo pelas coisas na sua vida, o seu cérebro vai ficando mais focado no que é bom, gerando esses benefícios citados acima, mas não é da noite pro dia, ok?!

Você pode começar hoje, escrevendo uma mensagem para alguém, escrevendo uma carta para si mesmo, pensando em 5 coisas pelas quais você é grato no dia, ou até mesmo criando um pote da gratidão na sua casa, onde todos os moradores podem escrever bilhetinhos das coisas pelas quais são gratos!

Vamos juntos nessa jornada, deixando de ser tão reclamões e passando a desfrutar dos incríveis benefícios que a gratidão pode nos oferecer!!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade