Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Metas 2022

Um guia de como definir e manter suas metas neste ano

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 7 jan 2022, 19h22 - Publicado em 8 jan 2022, 09h18

O ano já começou, as festas já se passaram e agora a tendência é refletir sobre o que queremos para esse ano e, assim, planejar as metas de 2022. Mas calma, não precisa ser nada difícil ou chato! Hoje vou te dar algumas dicas de como você pode refletir sobre elas de uma forma leve e também para que se recorde e as coloque em ação durante os próximos meses! 

Eu tenho minhas metas escritas em um caderno desde 2012, onde comecei a refletir sobre isso em terapia. Escrevê-las me auxilia e muito a ter um ano com mais propósito, mais foco e respectivamente mais bem estar, afinal, eu penso em todas as facetas da minha vida e em coisas práticas que posso fazer para ser mais feliz!

A primeira coisa que eu quero que você pense é: suas metas precisam ser suas! Não adianta nada querer fazer algo só porque o outro disse que seria bom, isso precisa partir de você, ok?

Segundo lugar suas metas precisam estar adequadas ao modelo SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Ou seja, não adianta nada colocar no caderno “quero ser mais feliz”, você precisa pensar o que te faz feliz! Então nesse caso, para mim, eu me sinto mais feliz quando saio com amigos, então a meta ficaria assim “em 2022 eu encontrarei com meus amigos pelo menos 1 vez ao mês”. Essa é uma meta específica, também é mensurável pois eu consigo avaliar se deu ou não para encontrá-los, é alcançável pois coloquei algo que era possível na minha rotina, é relevante para meu próprio bem estar e é temporal! 

Sugiro que você tire um tempo para pensar nas suas metas e não as escreva na correria. Pause, coloque uma música que goste, se conecte com as suas vontades, imagine como você gostaria que seu ano fosse, sonhe e veja tudo isso se tornando realidade! Mas além de tudo, pense o que cabe a você fazer para que tudo isso se realize!!! Pequenos passos, com constância, nos levam a grandes lugares!!

Agora mãos à obra! Aqui estão as facetas da sua vida que você pode parar para refletir: trabalho/profissão, estudo, vida pessoal, relacionamentos (familiares, amigos, romances), saúde/bem-estar, financeiro, lazer/hobbies, emocional, espiritual. Escolha os que fazem sentido para você e lembre-se que não existe jeito certo ou errado ok? 

Continua após a publicidade

Também te convido a pensar em quem são as pessoas que serão o seu pilar neste ano, as que podem te apoiar e incentivar, em tempos bons e ruins. Isso chama-se rede de apoio e é fundamental para a nossa felicidade! 

Agora, há uma maneira de diminuir o sentimento de frustração das metas inalcançáveis do fim do ano, quando você as escreve com mais autoconhecimento e consciência! Então te convido a refletir bastante antes de só sair escrevendo em um papel! E também, precisamos fazer essas metas acontecer, afinal, nada vem do além, até mesmo as surpresas boas da vida só aparecem quando estamos preparados para elas! E um último ponto é, também precisamos nos permitir ser flexíveis, tem vezes que as metas não vão mais fazer sentido no meio do caminho e está tudo bem, afinal, você pode escrever outras!!

Busque ler suas metas 1 vez ao mês e a programar a sua rotina implementado as metas em pequenos objetivos na sua semana, assim você terá certeza que estará caminhando em prol a sua própria realização e felicidade!

Vamos juntos nessa jornada!!! Te desejo um ano lindo, leve, repleto de saúde, estabilidade emocional, muitas alegrias e conquistas! Espero poder contribuir muito com o seu autoconhecimento e evoluirmos juntos como pessoas! Nos vemos por aqui todos os Sábados! 

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade