Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Por que devemos aprender a lidar com o estresse?

Por Priscila Conte Vieira 9 jul 2022, 10h07

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse do mundo? E que 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout? Dados provenientes da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (ISMA).

Há diversos problemas de saúde que podem estar correlacionados ao estresse, como por exemplo: Hipertensão, problemas de memória, agressividade, irritabilidade, bruxismo, pesadelos, distúrbios de apetite, tensão, problemas de peso, excesso de frustrações, gripes, burnout, distúrbios de sono, enxaqueca, gastrite, espinhas, alergias… Entre outros!

O estresse elevado pode causar esse grande número de doenças pois ele afeta diretamente o sistema imunológico. Já tiveram estudos que comprovaram o estresse como agravante de gripes e infecções respiratórias, erupções de pele, aftas e até mesmo a infertilidade. Nesses casos, o tratamento mais indicado combina cuidados médicos com técnicas de relaxamento, para que o indivíduo aprenda a liberar o excesso de estresse, canalizando-o de forma a não prejudicar o seu sistema de imunidade.

Então, aprender a lidar melhor com o estresse se torna algo fundamental e de necessidade geral para todas as pessoas! Pode ser que por enquanto você ainda não tenha controle sobre o que te causa estresse, mas de qualquer forma pode aprender a controlar a maneira como reage ao estresse! E depois, ao entender quais são os estressores da sua vida, poderá mudar alguns comportamentos para poder viver a vida em seu melhor!

Além de tudo que já relatei acima, houve um estudo realizado pela Universidade de Nova York que demonstrou que os eventos positivos do cotidiano, como o reconhecimento pelo desempenho no trabalho ou um convite para jantar, estimulam a produção das células de imunidade do organismo, que possuem duração de 48 horas. Já, os eventos negativos, como ser criticada ou não ser incluída em uma atividade de que gostaria de participar, suprimem as células de imunidade, mas por apenas 24 horas. Ou seja, o impacto positivo da felicidade no sistema de imunidade é mais poderoso do que o negativo. 

Além de todos os estudos que constataram que a redução das experiências positivas torna a pessoa mais vulnerável a ficar doente do que um aumento no número de situações negativas. Como as reações às situações positivas duram o dobro das negativas, teoricamente é possível criar um reservatório de imunidade mantendo 50% das nossas experiências positivas. 

Continua após a publicidade

O que quero te dizer com tudo isso é que a felicidade, o otimismo e o aprendizado de como lidar com os estressores do dia a dia podem fortalecer seu sistema imunológico – permanecer vivendo uma vida estressante, pode te adoecer!

Que tal rever algumas coisas por aí e refletir mais a respeito da forma como você vem reagindo ao estresse? Também quero te convidar a participar da Masterclass gratuita que darei no dia 12/07, junto com o Henrique Bueno sobre o tema! É só se inscrever aqui: 

https://conteudos.wholebeinginstitute.com.br/lp-masterclass-reset-wholebeing 

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade