Samorai: o educador físico é o novo colunista da BOA FORMA Treino 3D - Corpo, Mente e Espírito, com Samorai Bacharel em esporte, Samorai (@samorai3d) é criador do método de treinamento 3dimensional para reabilitação, prevenção e tratamento de lesões e performance. Aqui, auxilia praticantes e treinadores na busca por harmonia.

Valores 3Dimensionais

Por Samorai 10 fev 2022, 14h49

Hey, folks! Você está em uma festa e encontra um celular no chão. Você pode pegar esse celular para você, afinal achado não é roubado. Ou levar até alguém ou algum lugar, como um “achados e perdidos” para que a pessoa que perdeu o encontre. Ou ainda, você pode deixar lá, afinal não é meu e quem perdeu tende a voltar aos lugares por onde esteve. Podemos mudar o exemplo. Você está em um supermercado e o caixa se confunde e te dá um troco a mais. Você pode devolver esse dinheiro, afinal ele não é seu. Você pode fingir que não percebeu e ficar com ele, afinal o caixa te deu e você não pediu e nem roubou nada. Outro exemplo, você está com dificuldades de parar o seu carro e tem dez vagas livres para pessoas com deficiência. Você continua procurando, já que você não tem o direito de parar ali, ou você para em uma das vagas, pois você vai ser muito rápido e tem muitas vagas disponíveis?

Mais exemplos: você quer investir seu dinheiro em ações. Você escolhe as que você acredita que te deem mais retorno, independentemente do que essa empresa comercializa, ou você apenas compra ações de empresas que agem de acordo com seus valores? Por exemplo, você é vegano e jamais compraria ações de uma empresa que vende carnes, mesmo que o lucro fosse enorme? Ou você é um pacifista e jamais compraria empresas de armas. Ou não investiria em empresas que não cuidam adequadamente do meio ambiente.

Nossa vida é assim. O tempo todo fazemos escolhas. Das mais simples às mais complexas. E, talvez até sem perceber, são seus valores que norteiam suas tomadas de decisões. Todas as escolhas que você faria nos exemplos que dei acima estariam apoiadas em seus valores. Algumas vezes, as decisões são simples porque elas ferem agressivamente seus valores. Outras são mais sutis, pois não estão claras onde essas ações os impactam. E ainda há um terceiro caso no qual ambas as decisões impactam algum valor.

Vou dar um exemplo deste último caso. Você se lembra na época das greves dos caminhoneiros em que os mercados começaram a ficar desabastecidos? Pois bem, suponhamos que você tenha dois valores muito fortes. O da segurança e o da comunidade. Nesse caso, ao ir até o mercado você pode escolher comprar a maior quantidade de produtos que você pode, pois você não quer ficar sem as coisas importantes para você ou você pode comprar apenas o necessário para que todos possam ter o necessário também.

Claro que em uma situação normal você não teria que escolher entre dois valores, mas nessa situação emergencial isso se faz necessário. Isso mostra que, além dos valores guiarem nossas decisões, existe também uma hierarquia de valores que, em caso de conflitos, a escolha penderá para o de mais valor. Sendo assim, podemos dizer que, por meio das suas escolhas, conseguimos conhecer melhor você. O que você acredita como mundo ideal e do que você jamais abrirá mão. Há um ditado que diz que a oportunidade faz o ladrão. Mas o fato é que a oportunidade revela o ladrão. Quem tem a honestidade como maior valor, morre, mas não rouba.

Quando falamos de uma comunidade, os valores são múltiplos, dado que uma comunidade é uma mistura de valores individuais. Logo, eles seriam conflitantes o tempo todo. Então faz-se necessário que a própria comunidade desenvolva seus valores, que eventualmente possam até conflitar com seus valores individuais, mas dentro daquela comunidade, o que importa são os valores dela e que eles sejam claros para todo mundo. E o treinamento 3Dimensional não é diferente disso. Então, hoje vou apresentar e explicar nossos valores.

Comunidade

três mulheres na academia sentadas conversando de forma amigável
Andrea Piacquadio/Pexels

Nosso primeiro valor aqui é nos entender como uma comunidade. O treinamento 3Dimensional não sou eu. Pertence a todos e devemos zelar por seus princípios e valores com responsabilidade. Aqui o coletivo tem que prevalecer, mas dentro dos nossos valores. Se a maioria decide algo que não bate com os valores determinados como pedra fundamental, não vamos mudar. Podem até criar outra comunidade se for o caso, mas não será treinamento 3Dimensional, uma vez que os valores sejam rompidos. Tamanha a importância deles.

A partir disso, a questão da comunidade é muito forte. E buscamos sempre a participação do maior número de pessoas, porque acreditamos muito no resultado deste trabalho e quanto mais pessoas envolvidas, mais plurais são as possibilidades e mais pessoas serão beneficiadas pelo resultado deste trabalho. Costumo dizer que não sei nada, inclusive a verdade absoluta. Mais pessoas participando faz com que enxerguemos melhor nossos passos em busca desta verdade que, embora seja nosso alvo, também sabemos que não vamos alcançá-la em sua totalidade.

Walk the talk

Mulher caminhando no parque com roupa fitness e tênis de corrida
NickyLloyd/Thinkstock/Getty Images

Walk the talk é uma expressão inglesa que na tradução literal significa “caminhe na sua fala”. O significado desta expressão nos remete à “só fale o que você faz”. Então não existe treinamento 3Dimensional para eu passar aos outros e na hora de me treinar eu faço diferente. Se você não acredita nisso ao ponto de não servir para você, não fale sobre isso e nem passe a terceiros. Esse é um valor muito importante para nós. Ele é o oposto de uma expressão que vemos muito por aqui. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Isso jamais. Esse valor nos remete a outro que está intimamente ligado a este.

Seja autêntico e impecável com sua palavra

Duas Pessoas Apertando As Mãos

Um pouco meio fora de moda, mas a ideia aqui é o fio do bigode. Compromissos são compromissos. Se você falou, cumpra. Para isso tenha responsabilidade ao falar. Ao se comprometer com algo. Percebo que esse valor está meio fora de moda na nossa sociedade, por outro lado ele é hype aqui na nossa comunidade. Ser autêntico tem a ver com a nossa ética e respeito. Na nossa comunidade, tudo que você falar ou postar em redes sociais que não é original seu, dê o devido crédito. Isso é muito importante.

Continua após a publicidade

Madre Tereza costumava dizer que era apenas um grão de areia no oceano, porém o oceano não seria o mesmo sem ela. A verdade é que todos somos grãos de areia. E podemos contribuir. Então seja autêntico. Ao copiar e não dar o crédito você assume o maior atestado de inferioridade intelectual que poderia fazer. Pode até fazer sucesso no seu microuniverso, mas aos olhos externos, que sabem sobre essa sua falha, você se diminui. Não tem nada melhor do que ser você mesmo. Como já diria Oscar Wilde, “seja sempre você, porque todas as outras personalidades já têm dono”.

Caminho para evolução espiritual

We Are
We Are/Getty Images

Basicamente, tudo pode ser um caminho para evolução. O meu treino de Jiu Jitsu, para mim, é um caminho para isso. Eu me transformo por meio dele. Escrever para Boa Forma também. Dar aula para meus alunos, antes de ser bom para eles, tem que ser um caminho para mim. Estar casado também é. Ser pai, um dos melhores caminhos para isso. Mas eu poderia varrer ruas e isso também pode ser um caminho. Qualquer coisa pode ser. Desde que eu esteja conectado, mergulhe de cabeça no que faço, pague todos os preços que esse caminho necessita e, principalmente, tenha presença plena.

Na nossa comunidade, tudo tem que ser vivido dessa forma. Você não reabilita alguém porque te paga bem. Você faz o que precisa ser feito para que isso valha a pena, sobretudo para você, mas também para o outro. Claro que o outro depende do livre arbítrio dele. Se ele tem uma lesão e prefere se vitimizar, provavelmente não será um caminho para ele. Mas se ele buscar aprendizado e sabedoria por meio dessa lesão, tanto ela quanto o processo de reabilitação o transforma para melhor. E para nós da comunidade 3D, quando o que você estiver fazendo não seguir esse princípio, não faça. Procure outro caminho, porque existem infinitos. Não tem por que trilhar uma estrada que não te leva a lugar nenhum.

Empreender

Nos anos 90, ganhei um livro em espanhol da minha irmã chamado Ética para Amador, de Fernando Savater. Nesse livro o autor escreve para seu filho, que se chama Amador, sobre ética. Lembro que me encantei pelo livro e, logo no começo, uma frase me chamou atenção. “Todo conhecimento do mundo não faz nenhum sentido se não servir para fazer pão”. Essa frase, além de maravilhosa, explica esse valor que aqui chamo de empreender. Diferentemente do que você possa ter pensado, o empreender aqui acima não tem a ver com montar um negócio e ganhar dinheiro, mas com colocar nossos conhecimentos em prática e produzir. E a frase de Savater não poderia ser melhor.

Quando ele diz sobre fazer pão, aqui eu entendo-a de duas formas. Fazer algo, mesmo que simples, mas concreto. Porém, ao usar pão e não uma mesa, ele quer dizer um algo a mais. O resultado disso deve alimentar. E esse alimentar pode estar em corpo, mente e espírito. Pode alimentar materialmente ou espiritualmente. Mas tem que fazer crescer. Tem que ser útil. Esse valor é importante demais, porque ele diz que nosso conhecimento não pode servir ao meu ego. Tem que servir à comunidade. Seja ela 3D ou qualquer comunidade que estejamos inseridos, como a da escola da minha filha, do condomínio onde moro, do Jiu Jitsu onde treino. Nosso conhecimento tem que servir para fazer pão. Alimentar corpo e alma. Muita gente estuda, e estuda mais um pouco, e mais um pouquinho ainda e nunca se sente pronto para fazer algo. Aqui acreditamos que você só vai aprender e se transformar quando colocar em prática o que aprendeu. E para isso um outro valor se faz presente.

Feito é melhor que perfeito

Foto profissional grátis de aceita, aceitar, afirmativoSe você quer inovar ou aprender, não pode ter medo de errar. Então você começa com o que você tem. Com o que você sabe. Contudo isso não significa que você tem que fazer tudo de qualquer jeito. Pelo contrário, você tem que fazer o melhor que você puder com os recursos que você possui e se comprometer a sempre melhorar. Fazer disso um caminho no qual você melhora à medida que ele mesmo te ensina a melhorar. Não começar não vai te levar a lugar nenhum. Na vida você pode aprender um pouco antes sobre o que vai fazer, mas não tem como aprender tudo sem começar a fazer. O caminho vai te ensinar. É como ser pai. Dá para estudar um pouco antes, porém quem realmente vai me ensinar a ser pai é minha filha. Assim, se eu só tiver uma filha quando estiver totalmente preparado para isso, na prática vai significar nunca ter uma filha, porque nunca vou estar preparado o suficiente para começar.

 

Simplicidade

Flor De Pétalas Roxas Na Superfície Branca

O último valor que vou trazer aqui hoje é o da simplicidade. Leonardo da Vinci já dizia que a simplicidade é o último estágio da inovação. Embora pareça fácil, ser simples e pensar simples é muito difícil. Mais ainda se estiver exposto. Nós, de maneira geral, valorizamos pensamentos complexos e falas rebuscadas como se isso representasse sabedoria. Entretanto, o fato é que esse tipo de posicionamento mais fala com nossos egos do que com os outros. Quando falamos de maneira muito complexa, em geral os ouvintes não nos entendem bem, mas fazem cara de conteúdo para não ficarem feios na foto. Saem dali com uma sensação de que eles não sabem nada e de que o interlocutor era muito inteligente. Este, por sua vez, ao não facilitar a comunicação, também não permite ao outro questionar seu ponto e assim o fazer crescer. E isso pode ser bom quando não dominamos o assunto e não queremos nos expor. Mas não te fará crescer.

Então, na comunidade 3D, falar e pensar simples o tempo todo é um valor. Nos baseamos em um dos maiores gênios da humanidade, Albert Einstein, de quem sou muito fã, assim como Da Vinci, que dizia que se não conseguimos explicar algo para uma criança de 6 anos, é porque não sabemos o suficiente. Dessa forma, em treinamento 3Dimensional falamos sempre para crianças de 6 anos. O que importa é que quem esteja do outro lado nos compreenda, principalmente nossos alunos, porque quando vou tratá-los, levando em consideração que ele é um ser complexo e singular, preciso da ajuda dele para efetuar o melhor trabalho possível. Costumo dizer que sei muito de movimento e nada de Maria. Assim, se preciso reabilitar Maria, preciso que ela me ajude e a maior ferramenta aqui é ser e pensar simples. Tudo já é complexo demais. O corpo humano é muito complexo, então tenho que pensar simples. Não preciso levar mais complexidade a ele. Um celular é muito complexo, mas operá-lo tem que ser simples. E isso é valor.

Como eu disse no começo, por meio das suas ações te conheço. Conheço seus valores e sei melhor sobre você. Com meus clientes também é assim. Agora você conhece os valores 3D e sabe mais sobre nós. E você, quais são seus valores? Tente fugir do lugar comum de honestidade, disciplina, compromisso e tal. Aprofunde-se nesse olhar como eu fiz aqui. Cave de verdade para se conhecer. Afinal, uma das frases mais importantes que já percorreu esse mundo, vinda do livro sagrado, é “conheça a ti mesmo”.

Forte abraço,
Samorai

Continua após a publicidade

Publicidade