
“A vida íntima nunca será como antes após ter filhos.” Quem nunca ouviu essa frase?
A chegada da maternidade transforma a rotina, os papéis e até a percepção sobre si mesma. Mas isso não significa que a intimidade será menos satisfatória.
Pelo contrário, a comunicação e a adaptação são essenciais para que o casal encontre novas formas de conexão. Para mães no puerpério, respeitar o tempo de resgate desse feminino que está aprendendo a ser mãe é fundamental.
Outro mito comum é o de que “mães perdem o interesse em intimidade”. A realidade é que o desejo pode variar ao longo da vida, e fatores como cansaço, mudanças hormonais e rotina influenciam a experiência de cada mulher, independentemente de serem mães. A pressão social para que a mulher se dedique exclusivamente ao filho também pesa.
“Mães devem abdicar de suas próprias necessidades e priorizar seus filhos” é uma crença que ignora o fato de que o bem-estar da mãe e do casal são igualmente importantes. Cuidar da relação fortalece a família como um todo e cria um ambiente mais saudável para os filhos.
A mulher também se vê diante das mudanças do próprio corpo. “O corpo da mulher muda e isso afeta a atração.” Nossa cultura sempre colocou o corpo feminino sob julgamento, e é difícil se desprender dessa visão.
Mas somos muito além da aparência. As mudanças físicas são naturais, e a autoestima e a conexão emocional desempenham um papel fundamental na intimidade.
Outro equívoco é acreditar que “se há amor, a intimidade acontece naturalmente”. A rotina, as responsabilidades e os papéis desempenhados no dia a dia podem impactar a vida íntima. Por isso, é essencial fazer da rotina uma aliada da relação, preservando momentos de qualidade para o casal.
Uma pesquisa recente revelou que 66% das mães brasileiras classificam sua saúde mental como péssima, ruim ou regular, e 97% relatam sobrecarga frequente (Fonte: pesquisa realizada pela plataforma De Mãe em Mãe, idealizada por Giliane Belarmino, pesquisadora da USP).
Esses dados mostram como a maternidade pode ser exaustiva e afetar diversos aspectos da vida, incluindo a intimidade. A desconstrução de mitos e a busca por apoio são passos essenciais para fortalecer a relação e promover um ambiente mais saudável para todos.
A maternidade pode trazer desafios para a intimidade a dois, e muitos mitos acabam reforçando expectativas irreais, gerando insegurança e pressões desnecessárias. Desconstruí-los ajuda a promover uma relação mais saudável e realista.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.