Daniela Mattos Yoga com propósito, por Daniela Mattos Daniela Mattos encontrou na prática de Kundalini Yoga um caminho para a cura e sua verdadeira missão de vida. É autora do livro 'Sat Nam — Você É Seu Próprio Guru'.

Promessas para 2022: como preparar uma lista alinhada com seus sonhos

Nossa colunista dá as dicas

Por Daniela Mattos 10 jan 2022, 14h07

O ano novo chegou e estamos diante de abertura de um novo. ciclo Nessa época do ano, é natural planejarmos ou ao menos pensarmos no que queremos conquistar no próximo ano, não é mesmo?

Sempre gostei muito das celebrações de final de ano. Os sentimentos de renovação e de esperança, e a felicidade que invade os nossos corações, sempre me fizeram bem. Com o passar dos anos, notei que mesmo antes do fim do mês de janeiro, toda essa empolgação já havia passado e sempre me perguntava sobre as razões que nos levavam a agir assim. Era como se planejássemos coisas inatingíveis, sem a devida reflexão, e sem estarem alinhadas com a nossa alma e nossos corações. Assim, algumas vezes o sentimento era de decepção, uma mistura de tédio e cansaço em relação ao ano recém-chegado. A sensação era de desgosto diante da pressão, do stress, e das metas inatingíveis.

Como já mencionei em textos anteriores, o momento que estamos vivendo faz parte de uma evolução da consciência. A humanidade está passando por uma grande transformação interior e por isso, acredito, não voltaremos ao nosso antigo normal, pois tudo que estamos passando está criando uma nova realidade para todos nós. Estamos evoluindo cada vez mais nesta nova era onde será cada vez mais importante estar conectado com a nossa alma e o nosso coração.

Neste ano, convido você a fazer algo diferente. Antes de começar a fazer uma lista com suas promessas, ou desejos para 2022, sugiro que você pare por um momento e relembre tudo o que te fez sorrir em 2021. Vou compartilhar um pouco das coisas que me fizeram sorrir de corpo e alma. A risadinha dos meus filhos é uma delas, um som que alcança a minha alma e me dá as forças que eu preciso para superar qualquer desafio. Outro momento importante foi abraçar meus pais, já que eu não os via desde o início da pandemia. Me sinto infinitamente agradecida por conseguir estar com eles nesse final de ano, e aproveito cada segundo, pois não sei quando conseguirei vê-los novamente. Poder compartilhar momentos únicos e rir junto com o meu marido de situações diversas, ou de nós mesmos, é outro grande momento. Muitos casamentos estão passando por aprendizados nesta pandemia, não é mesmo? Então, manter o bom humor está sendo importantíssimo para nós.

Busque com carinho na sua memória o que fez você se sentir bem, situações que fizeram você sorrir e que tenham resultado em uma conexão com o seu coração e a sua alma, momentos que fizeram você se sentir completo. Pode ser aquele elogio que você recebeu, aquela gargalhada que fez doer até a barriga, aquele momento com uma pessoa querida, aquele sorriso. Conecte-se com esses momentos, e depois medite.

Uma meditação bacana para começar bem 2022 disponível no meu canal de YouTube é essa aqui: Meditação Kundalini Yoga com Mul Mantra. Essa meditação é muito especial pois esse mantra é considerado raiz de Kundalini Yoga, ou seja, de onde todos os outros mantras surgem, e é tão poderosa que pode ajudar você a reescrever o seu destino alinhado com o seu coração e a sua alma.

Continua após a publicidade

Nessa lista de promessas deste ano, procure evitar os itens de costume como: ganhar mais dinheiro; emagrecer; emprego novo; encontrar um novo amor, entre outros. Procure alinhar o que faz você se sentir completo e inclua na lista:

1. Aprender a me amar incondicionalmente (antes de adicionar na lista a busca de um novo amor ou emagrecer);
2. Encontrar uma atividade que preencha minha alma, seja ela parte da sua profissão ou um hobby (antes de buscar outro emprego ou ganhar mais dinheiro);
3. Passar mais tempo na natureza e com as pessoas que você ama;
4. Desconectar com mais frequência as redes sociais, televisão, streaming, e tecnologia em geral;
5. Meditar e orar mais.

Os passos acima já estão na minha lista de 2022, e espero que na sua também. Quanto mais alinhados estivermos com o nosso coração e a nossa alma, mais poderemos contribuir de maneira positiva para a transformação do coletivo. E quanto mais conscientes desta transformação do coletivo, mais poderemos ajudar as pessoas ao nosso redor. O caminho é esse para o novo ano: fazer a nossa parte, nos conectando com a nossa alma e o nosso coração.

Muita Luz para todos nós e Sat Nam.


Daniela Mattos @danielamattos_yoga

Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, ela compartilha com as pessoas técnicas de meditação e yoga para que também elas possam melhorar suas próprias vidas. É autora de “Sat Nam – Você é seu próprio guru” e produz conteúdo para seu canal no YouTube, o Daniela Mattos – Kundalini Yoga.

Continua após a publicidade

Publicidade