Paola Carosella ensina receita italiana que aprendeu com a avó

Para a jurada do Masterchef, a Stracciatella de Mimi – caldo proteico com “bolinhas” de queijo – lembra os momentos com a família, na Argentina.  

Tem receita de mãe (avó, para algumas pessoas) que faz a gente viajar no tempo, voltar à infância e até “sentir” o aroma e o sabor da comida. Geralmente, são pratos simples que aquecem a alma e alegram o coração. Mesmo que não venha à cabeça de bate-pronto qual é o seu, você vai saber quando estiver diante dele.

Leia mais: O poder da comida afetiva  

Foi assim ao me deparar com a Stracciatella de Mimi (uma massa rústica com queijo servida com um caldo de frango) no livro Todas as Sextas, da chef Paola Carosella. No mesmo instante senti o gostinho das bolinhas de queijo que minha mãe preparava para acrescentar a um caldo ralo e muito saboroso.

Leia mais: 5 provas de que Paola vai além de ser uma Masterchef 

Para a chef do restaurante Arturito, em São Paulo, a receita também traz lembranças da família. “Minha avó Mimi preparava a Stracciatela quando chegava o inverno”, conta Paola, que deu um toque contemporâneo ao caldo com a taioba – uma PANC (planta comestível não-convencional). Faz parte dessa categoria a ora-pro-nóbis, a azedinha, a capuchinha, a beldroega e tantas outras que a chef utiliza em sua premiada cozinha para agregar sabor e nutrientes ao menu.

Stracciatela da Paola Carosellada Paola Carosella A stracciatela que avó de Paola Carosella fazia durante a infância da chef.

A stracciatela que avó de Paola Carosella fazia durante a infância da chef. (Divulgação/Paolla Carosella)

Leia mais: O que são as plantas comestíveis não convencionais (PANCS)?

E a sêmola de trigo – outro ingrediente que entra na Stracciatela? É a parte nobre do grão, o endosperma, que contém a maior parte da proteína do ingrediente, além de garantir uma boa textura às “bolinhas”. O caldo de frango também é rico em proteína. Aliás, dica da Paola: “Receitas como esta são um dos motivos pelos quais é bom, de tanto em tanto tempo, tomar coragem e preparar um delicioso caldo de frango.” Você pode congelar em porções para preparar a Stracciatela e várias outras receitas. Clique aqui para conferir o passo passo da preparação.

Stracciatela de Mimi: tema da aula da chef Paola Carosella na 2ª edição do Taste of São Paulo, que acontece de 24 a 27 de agosto, no Clube Hípico Santo Amaro.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s