Primavera: Receitas de saladas e sucos que são a cara da estação

A estação combina muito com ingredientes mais fresquinhos e leves. Confira 10 receitas deliciosas

Com o fim do inverno e a chegada da primavera, as temperaturas começam a aumentar. E a nossa vontade de comer coisas mais leves e fresquinhas cresce na mesma proporção. Pensando nisso, a nutricionista funcional Michelle Trotinho, do Kurotel (Centro Contemporâneo de Saúde e Bem Estar), idealizou 10 receitas saudáveis e muito saborosas – das mais práticas até as mais elaboradas. Confira: 

Suco antioxidante de abacaxi com manjericão

 (Kurotel/Divulgação)

“Esta receita possui nutrientes e compostos bioativos que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças. Além disso, a maçã contém pectina (fibra solúvel), em sua casca. Ela atua no sistema digestório, funcionamento do intestino (pode ser consumida tanto por pessoas com diarréia ou constipação), auxilia no controle da saciedade e reduz o colesterol. O abacaxi é fonte de vitaminas A e C, que também são importantes para a imunidade e possuem ação anti-inflamatória. Já o pepino é rico em potássio e magnésio, nutrientes que melhoram a contração muscular e circulação sanguínea”, afirma Michelle Trotinho.

Suco terapêutico com cúrcuma e gengibre

 (Kurotel/Divulgação)

Por ter muita vitamina C, este suco aumenta a defesa contra infecções, tem propriedade cicatrizante e um alto poder de proteção da pele. E ainda conta com duas raízes poderosas: a cúrcuma e o gengibre. A primeira contém curcumina, um composto ativo com propriedades anticancerígenas, antimicrobianas e anti-inflamatórias. E a segunda pode até auxiliar no controle do diabetes. “Os ingredientes presentes no suco terapêutico possuem propriedades nutricionais essenciais para o equilíbrio do organismo”, afirma Michelle. Não curtiu muito? Aposte nesta outra alternativa: 

Suco terapêutico de abacaxi e erva-doce

 (Kurotel/Divulgação)

Sucos termogênicos 

A nutricionista montou três opções incríveis e termogênicas para variar o cardápio durante a primavera. “Todas elas têm ingredientes como a pimenta rosa, o hibisco, gengibre, a canela e o café, cheios de propriedades nutricionais e compostos bioativos que aumentam a temperatura corporal. Com isso, o nosso organismo utiliza com mais facilidade a gordura corporal armazenada, promovendo o emagrecimento”, explica Michelle. Veja as três receitas: 

Suco termogênico de melancia e hibisco 

 (Kurotel/Divulgação)

Suco termogênico de morango e pimenta-rosa

 (Kurotel/Divulgação)

Drinque termogênico de café e castanha-do-pará

 (Kurotel/Divulgação)

Saladas

As alternativas leves e saudáveis não acabaram! Para quem é fã dos pratos salgados, aqui vão mais três receitas bem diferentes que irão impressionar qualquer visita: 

Salada antioxidante com queijo aromatizado e vinagrete de mirtilo

 (Kurotel/Divulgação)

Salada de shiitake com morangos

 (Kurotel/Divulgação)

Salada com queijo de búfala e vinagrete de frutas 

Salada de erva-doce com queijo de cabra e melão

 (Alexandra Vaz/BOA FORMA)

Salada com lascas de frango, chips de beterrabas e croutons

Salada de frango com abacate

 (Gustavo Arrais/Gustavo Arrais)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s