4 motivos para amar a linhaça

Essa poderosa sementinha é uma grande aliada da saúde e da balança!

Que coisa de natureba, que nada! Depois que as atrizes Juliana Paes e Paula Burlamaqui desfiaram elogios à linhaça e atribuíram parte da sua boa forma a shakes e sucos feitos com a semente, esse alimento caiu na boca (e na mesa) do povo. Motivos não faltam: a linhaça tem uma quantidade enorme de substâncias funcionais – aquelas que ultrapassam a função de nutrir, dando uma força extra ao corpo para não ficar doente. Estudos quentíssimos mostram que ainda ajuda a emagrecer, pois aumenta a saciedade e estimula o intestino. Marrom (nacional) ou dourada (importada), é campeã em ômega 3. O óleo extraído da semente tem quase 60% desse ácido graxo – o dobro da quantidade encontrada no óleo de salmão, aclamado como a grande fonte do tal ômega. A linhaça também tem doses moderadas de ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em harmonia com o ômega 3, reduzem o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Seu arsenal de antioxidantes é potente. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, vai adiando todo o processo de envelhecimento do organismo, afastando inclusive o aparecimento de rugas. Pôr a semente no prato estica a juventude por dentro e por fora. É a lignana, porém, que faz da linhaça um alimento especialmente querido das mulheres. Considerada um fitoquímico (ou fito-hormônio), essa substância tem efeito semelhante ao do hormônio estrógeno, amenizando os sintomas da TPM e da menopausa.

Modo de usar

Para aproveitar tudo o que a semente tem de bom, você precisa vencer a casca duríssima que a protege, o que po­de ser feito de três maneiras: mastigar muito bem a linhaça, deixá-la de molho na água por oito horas na geladeira (fica molinha e mais fácil de ser quebrada com os dentes) ou triturá-la no liquidificador. “Bata a semente imediatamente antes do consumo e só a quantidade que vai ser usada. Isso evita que os efeitos benéficos se percam”, diz Ana Vládia Moreira, do departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Polvilhe no iogurte, nas frutas, nas saladas ou misture no arroz integral, no suco ou na massa do pão. Sobrou? Cristina Marques, chefe da divisão de nutrição do Hospital das Clínicas, de São Paulo, ensina guardar a semente triturada fechada num pote dentro da geladeira por até dois dias. Mais do que isso fica rançosa.

Se preferir a linhaça na forma de óleo, observe o rótulo: a semente deve ser prensada a frio. Use como tempero, nunca para cozinhar. Para disfarçar o sabor forte, junte um pouco de azeite de oliva para regar a salada ou finalizar um refogado. “Óleo de milho ou girassol interferem no ômega 3, por isso, evite usá-los junto com o de linhaça”, alerta o nutricionista George Guimarães, da Clínica Nutriveg, em São Paulo. O óleo também está disponível em cápsula. Sem contra-indicação, pode ser consumida duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.

A dose diária

Seu objetivo é perder peso? De novo, a linhaça pode ser uma aliada. “Ela estimula o intestino, que fica preguiçoso quando se está de dieta”, diz a nutri­cionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá. As fibras presentes na casca ainda reduzem o apetite e controlam os níveis de açúcar no sangue, ajudando a manter o corpinho enxuto.

Porém, não adianta caprichar na linhaça hoje e só lembrar dela daqui a uma semana. É importante incluí-la sempre no cardápio. A medida indicada é uma colher de sopa por dia (no máximo duas). Só não abuse. Ela possui compostos que, em excesso, podem interferir na absorção de nutrientes. Mas esse ponto negativo está sendo estudado. Por enquanto, as pesquisas concluídas sobre essa sementinha provaram que ela é tudo de bom!

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