5 armadilhas no seu trabalho que estão fazendo você ganhar peso

Do horário em que você chega ao stress causado por grandes projetos: aprenda a contornar esses problemas e manter sua silhueta a salvo

Por Caroline Randmer (Colaboradora) Atualizado em 17 fev 2020, 15h10 - Publicado em 16 ago 2017, 16h42

1. Horário

Pular o café da manhã para chegar mais cedo no escritório pode até ajudá-la a colocar as pendências de trabalho em dia, mas no que diz respeito às suas medidas, o hábito só vai atrapalhar. Acontece que começar o dia sem abastecer o organismo vai fazer com que você exagere na refeição seguinte. Então, acorde um pouco mais cedo para dar tempo de preparar algo antes de sair. “Se estiver muito atrasada, leve uma maçã para comer no caminho”, sugere Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O importante é não sentar no computador de estômago vazio.

Leia mais: Café da manhã: o que comer para ter mais saúde e não engordar

2. Guloseimas

Um chocolatinho aqui, uma bolachinha ali… Você pode achar que não, mas aceitar pequenos mimos dos colegas de trabalho pode se transformar em um problema daqueles. “Boa parte das calorias que ingerimos durante o dia vêm desses excessos”, conta Zilli. “O ideal é se programar e levar opções saudáveis de casa para não cair na tentação”, complementa.

3. Almoço

Se você mal se lembra da última vez que almoçou longe do computador, cuidado! Comer em frente à tela compromete sua atenção e faz você mastigar mais e mais rápido. Daí, não tem balança que aguente a ingestão exagerada de calorias. Para contornar o problema, combine de fazer a refeição com alguma colega, nem que seja na mesa de reunião.

Continua após a publicidade

Leia mais: Por que devemos respeitar o nosso horário de almoço

4. Stress

Às vezes, fica difícil de controlar as emoções e as demandas da chefia, não é mesmo? Especialmente se seu superior aparece com um projeto urgente de última hora. “O stress altera o apetite e aumenta a procura por opções calóricas”, explica Zilli. Como não dá para jogar tudo para o alto e ignorar as responsabilidades, tente se lembrar que, diante dessas situações, sua vontade de beliscar acaba sendo emocional. Assim fica mais fácil controlar a compulsão.

5. Noites em claro

Trabalhar até tarde com frequência não faz nada bem. “As noites no escritório causam um cansaço excessivo que desperta a vontade de comer. E pior: fazem com que você encare doces como uma recompensa por todo seu esforço”, conta o especialista. Para não cair nessa armadilha, prepare um lanchinho leve e deixe-o guardado para a hora de ir embora.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade