Arroz magrinho: truque para deixar seu prato menos calórico

Parece mágica, mas não é!

Preparar o arroz com um pouco de óleo de coco reduz 60% das suas calorias. O teste foi feito na Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka com 38 tipos do grão, na seguinte proporção: 1 colher de chá do óleo para 1/2 xícara de chá do cereal. Cozinhe normalmente e, depois, leve à geladeira por 12 horas.

O resfriamento é importante para que a gordura do coco sele o amido do arroz, deixando-o na condição de amido resistente. “Isso faz com que ele seja menos absorvido pelo organismo, oferecendo um risco menor de engordar”, comenta a nutricionista Vanderli Marchiori, de São Paulo. Volte a aquecer sem medo. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo garantem que submeter o grão novamente ao calor não é capaz de reverter a “mágica”.

Está na dúvida em qual arroz apostar? Conheça os diferentes tipos e seus benefícios.

Branco ou polido: o arroz do dia a dia é também o menos nutritivo. Isso porque, no processo de beneficiamento industrial, a casca, que contém vitaminas e minerais, é desprezada. Apesar disso, é boa fonte de carboidratos e proteínas. Cozinha rapidamente.

Integral: como a camada externa do grão permanece intacta, todos os seus muitos micronutrientes, em especial as vitaminas do complexo B, são preservados. Para que continuem íntegros durante o cozimento, prefira a panela de pressão.

Parboilizado: embora também seja processado, esse arroz passa por uma espécie de tratamento que leva os nutrientes para dentro do grão. Assim, concentra minerais e vitaminas, sobretudo as do complexo B.

Preto: um dos mais ricos em compostos fenólicos, poderoso antioxidante, é uma variedade do arroz integral. Contém, ainda, boas doses de ferro, mineral bom de briga contra a anemia. Como o sabor é bastante acentuado, o que pode desagradar certos paladares, o truque é misturá-lo ao arroz integral ou ao parboilizado.

Arbóreo: ideal para risotos, tem consistência cremosa por causa da alta concentração de amido. Outra característica é a capacidade de absorver condimentos. Muito procurado para o preparo do arroz doce. 

A dieta do óleo de coco: – 4 quilos em 15 dias!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s