Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como manter a dieta no restaurante árabe

A culinária árabe usa várias especiarias e ervas aromáticas e, por isso, leva pouco óleo e sal. Confira as calorias dos principais pratos

Por Eliane Contreras
11 ago 2014, 22h00 • Atualizado em 21 out 2024, 19h17
Eliane Contreras - Edição: MdeMulher
Eliane Contreras - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade
  • Os pratos típicos desse tipo de restaurante são preparados com várias especiarias e ervas aromáticas e, por isso, levam pouco óleo e sal. Eles garantem outro ponto a favor da dieta: são ricos em fibras vindas dos grãos (trigo, grão-de-bico) e leguminosas (ervilha, lentilha). Também é comum o cardápio incluir legumes recheados e assados, como abobrinha com carne moída que é bem levinha (126 calorias a porção de 100 gramas), e nada de fritura (o quibe é exceção). Até mesmo o carneiro, típico nessa culinária, é assado ou cozido.

    Todas as outras opções (veja abaixo) também são tranquilas – ou seja, não chegam a colocar a dieta em risco, a não ser que você exagere na porção (especialmente da coalhada seca, do homus e do tahine) e abuse do pão sírio (90 calorias a unidade média), que acompanha quase todos os itens do cardápio. Se pedir um beirute, que vale pelo prato principal, prefira o recheio de peito de peru ou de rosbife com pouco queijo e sem maionese.

    Calorias do Cardápio (referentes a 100 g)

    · Tahine (pasta de gergelim) = 500 calorias
    · Coalhada seca = 320 calorias
    · Homus (pasta de grão-de-bico) = 316 calorias
    · Quibe frito (1 unidade) = 250 calorias
    · Arroz com lentilha = 195 calorias
    Continua após a publicidade
    · Quibe assado (1 porção) = 180 calorias
    · Fatuche (tabule + alface e pão sírio tostado) = 160 calorias
    · Michui de frango (espetinho com tomate e cebola) = 132 calorias
    · Charuto de folha de uva (4 unidades) = 106 calorias
    · Quibe cru (1 porção) = 142 calorias
    Continua após a publicidade
    · Tabule (salada de trigo, tomate, pepino, cebola e hortelã) = 138 calorias
    · Babaganuche (pasta de berinjela) = 136 calorias
    · Esfiha de carne (2 unidades abertas ou fechadas) = 136 calorias
    · Cafta (espeto de carne temperada e grelhada) = 116 calorias
    · Esfiha de verdura (2 unidades abertas ou fechadas) = 111 calorias
    Continua após a publicidade
    · Coalhada fresca = 66 calorias

    Em qualquer restaurante…

    Pule o couvert
    Ele costuma ter mais gordura e calorias que o restante da refeição. Se a fome estiver incontrolável e a espera no restaurante demorada, troque patês com maionese, manteiga e os antepastos mergulhados no azeite por cogumelos, picles, azeitonas, carpaccio sem azeite (só ai você economiza 300 calorias). Melhor ainda: vá direto para a salada.
    Comece pela salada
    Mas recuse as versões com batata, croûtons ou maionese. Prefira folhas verdes variadas e legumes crus (eles estimulam a mastigação, antecipando a sensação de saciedade) acompanhados de um molho sem gordura, como o de mostarda. Ou tempere com um fio de azeite, limão ou vinagre e pouco sal. Não resistiu ao pãozinho? Diminua a porção de carboidrato (massa, arroz, torta) dos pratos principais.
    Continua após a publicidade
    Cuidado com a bebida
    Os sucos concentrados e adoçados são calóricos. É melhor ficar com opções diluídas em água e usar adoçante. Mesmo assim, esqueça a sobremesa e vice-versa. Durante a semana é mais difícil, mas se acontecer de você pedir uma bebida alcoólica, prefira uma taça de vinho ou um copo de caipirinha com adoçante – é melhor que dois copos de chope.
    Programe a sobremesa
    Reserve no máximo dois dias da semana para finalizar a refeição com um doce e evite os campeões em gordura e açúcar (petit gâteau com sorvete, tiramisu…). Elas acrescentam cerca de 600 calorias no total da refeição. Fique com as opções à base de frutas, como banana flambada, goiaba em calda, torta de maçã ou salada de fruta (sem chantili!). O picolé de fruta é magrinho e refresca.
    Peça um expresso
    Acompanhado de um biscoitinho, o café (sem açúcar!) faz as vezes da sobremesa.
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.