Chá de hibisco: para que serve, como preparar e quem deve evitar

O chá de hibisco facilita a digestão, regulariza o intestino, combate a retenção de líquido e até estimula a queima de gordura corporal

Por Da Redação - Atualizado em 18 set 2020, 13h36 - Publicado em 18 set 2020, 13h30

A fama desse chá começou com uma dieta: a dieta do chá de hibisco, que promete perda de peso rapidamente. Mas a queima de gordura corporal é apenas um dos vários benefícios desse chá. Vários estudos demonstraram que o chá de hibisco oferece benefícios saudáveis ao coração, como redução da pressão arterial. Em um deles, publicado no The Journal of Nutrition, adultos com pressão alta que consumiram três copos de 20 ml de chá de hibisco diariamente por seis semanas observaram uma diminuição na pressão sanguínea.

O chá facilita a digestão, impede parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos e anula temporariamente a combate a retenção de líquidos

 

Além disso, graças a certas enzimas e mucilagens presentes na planta, há benefícios em diversas áreas do organismo: no estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. E tem mais: “O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes”, afirma a bióloga Lúcia Helena Guerra Arantes, de Belo Horizonte.

O badalado efeito emagrecedor do chá de hibisco vem do fato de ele facilitar a digestão, regularizar o intestino e combater a retenção de líquido (além de estimular a queima de gordura). Mas, afinal, o que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: “O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento”, explica Lucyanna Kalluf, nutricionista funcional especializada em fitoterapia do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo.

O QUE É O HIBISCO

Hibisco é uma flor, e a espécie da qual é feita a bebida é a Hibiscus sabdariffa L., que tem tons puxando para o vermelho e tem origem na Índia e Malásia . “O chá de hibisco é feito das flores e botões da espécie, que é diferente daquela ornamental, comum nos jardins”, alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito). Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo.

QUEM NÃO DEVE TOMAR O CHÁ DE HIBISCO

O chá de hibisco é geralmente considerado seguro, com poucos efeitos colaterais. Se acontecerem problemas, eles tendem a ocorrer com o uso excessivo de suplementos de hibisco. Se usado em excesso, cápsulas de hibisco, tinturas e pó podem causar dor de estômago, gases, constipação, náusea, micção dolorosa, dor de cabeça e zumbido nos ouvidos. Mesmo o consumo excessivo de chá de hibisco pode causar tonturas e fadiga transitórias devido ao seu efeito na pressão sanguínea.

Chá de hibisco
spaxiax/Thinkstock/Getty Images

COMO PREPARAR

Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

SE O DESEJO FOR EMAGRECER

Bebericar o chá ao longo do dia ajuda a conseguir os benefícios de saúde já citados. Agora, se a intenção e seguir uma dieta para perder peso, aqui vão dicas de como turbinar o chá e, ainda, um cardápio com sugestão de pratos e até o melhor horário para consumir o chá de hibisco.

Ervas para acelerar a dieta: cavalinha e alfafa aumentam os efeitos do hibisco e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso, faça o chá com 1 litro de água, 1 col. (sopa) de hibisco e…

– 1 col. (sopa) de cavalinha: erva com ação diurética
ou
– 1 col. (sopa) de alfafa: erva com ação antioxidante
ou
– clorela, alga com ação anti-inflamatória, vendida em tablete ou cápsula, que pode ser combinada ao chá.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jLATG6NJXzs?ecver=2]

CARDÁPIO FUNCIONAL

A nutricionista Lucyanna Kalluf montou um cardápio com alimentos funcionais (eles também estimulam o bom funcionamento do organismo), que deve ser aliado ao chá de hibisco. Confira:

Meia hora antes do café da manhã

1 copo de suco desintoxicante (receita abaixo)

Café da manhã

Opção 1: 1 copo (200 ml) de leite de soja light com café (opcional) + 2 torradas (ou 1 fatia de pão integral) com margarina light + 1 fatia de peito de peru (ou presunto magro ou 2 col./chá de geleia diet)
Opção 2: 1 copo (200 ml) de leite de soja light com 1 col. (sobremesa) de achocolatado light (opcional) + Omelete (1 ovo mexido com 2 fatias de peito de peru) + mix de fibras

Consuma 2 col. (sopa) pela manhã para estimular o funcionamento do intestino. Bata no suco desintoxicante ou no leite de soja ou acrescente na fruta do lanche. Mas, se preferir, misture na sopa do jantar.

Lanche da manhã

Opção 1: 1 fruta média (maçã, pera, ameixa vermelha) + 2 castanhas-do-pará + 1 xícara de chá de hibisco
Opção 2: 1 fatia média de melão (abacaxi ou melancia) + 3 amêndoas + 1 xícara de chá de hibisco

Continua após a publicidade

Meia hora antes do almoço

1 xícara de chá de hibisco

Almoço

Opção 1: Salada de folhas verde-escuras (couve, rúcula, agrião ou alface-roxa) + 1 filé médio de frango grelhado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha média de lentilha (ou feijão) + 1 taça de gelatina
Opção 2: Salada de alface, agrião e tomate + 1 filé médio de peixe grelhado + 2 batatas pequenas assadas ou cozidas com 1 fio de azeite de oliva e orégano + 1 taça de gelatina

Lanche da tarde 1

Opção 1: 1 fruta (pera, maçã, caqui ou tangerina) + 1 xícara de chá de hibisco
Opção 2: 1 barrinha de cereais light sem chocolate (ou 1 banana seca) + 1 xícara de chá de hibisco

Lanche da tarde 2

Opção 1: 1 copo de leite de soja gelado batido com 1 col. (sobremesa) de farelo de aveia (ou batido com 2 ameixas-pretas) + 1 xícara de chá de hibisco
Opção 2: 1 pote de iogurte de soja + 1 xícara de chá de hibisco

Meia hora antes do jantar

1 xícara de chá de hibisco

Jantar

Sopa funcional (receita abaixo) + 1 fruta assada (maçã ou banana) com canela

RECEITAS DE SUCOS DETOX

Couve + laranja
– Suco de 1 laranja
– 1 folha de couve
– ½ copo (100 ml) de água
– Gelo a gosto

Modo de preparo: bata no liquidificador. Beba em seguida. Rende: 1 copo.

Limão + hortelã
– Suco de 1 limão
– ½ xíc. (chá) de hortelã fresca
– 1 copo (200 ml) de água
– Gelo e adoçante a gosto

Modo de preparo: bata no liquidificador. Beba em seguida. Rende: 1 copo.

SOPA FUNCIONAL

– 1 abóbora japonesa com casca
– 1 maço de cebolinha
– 2 pimentões verdes
– 3 tomates sem pele
– 1 maço de aipo (ou salsão)
– 1 repolho grande (ou 1 maço de couve)
– 1 cebola grande
– 3 cenouras sem casca
– 1 nabo (ou bardana) sem casca
– 3 xíc. (chá) de vagem picada (ou ervilha fresca)
– Sal light, pimenta-caiena, curry, salsa e sálvia a gosto

Modo de preparo: pique as folhas e os legumes. Coloque numa panela, cubra com água e ferva por 10 minutos. Abaixe o fogo mantendo o ponto de fervura por 40 minutos. Tempere a gosto. Congele em porções. Se quiser, acrescente 2 col. (sopa) de arroz integral na hora de consumir. Rende 10 porções.

 

Continua após a publicidade
Publicidade