Dieta em dupla: casal emagrece 46 kg com reeducação alimentar e atividade física

Ela decidiu perder peso, ele apoiou e entrou na onda também. Sete meses depois, comemoram o estilo de vida saudável: vão à academia todos os dias e seguem um cardápio equilibrado. Conheça a história.

André Veiga, 38 anos, tem 1,82 m e perdeu 14 kg.
Flavia Monzano Veiga, 32 anos, tem 1,68 m e eliminou 32 kg.

É fato: vários estudos afirmam que o casamento engorda. Os motivos são muitos para que homens e mulheres ganhem peso após trocarem alianças: a mesa passa a ser o centro das atenções, um quer agradar o outro com pratos elaborados e guloseimas e os programas sociais contam com menos baladas e mais comidas. O casal André e Flavia Monzano Veiga, 38 e 32 anos, respectivamente, de São Paulo, entrou para essas estatísticas. “Desde a adolescência, eu tinha tendência a engordar. Quando casamos, há sete anos, passamos a receber os amigos em casa para jantar e a sair muito para comer. Assim fomos ganhando mais e mais peso”, conta Flavia.

Quando subiram ao altar, ela tinha 64 quilos, e ele, 97. “Ao longo do tempo, fui percebendo o aumento dos números na balança, porém sempre adiava o início da dieta. Quando me dei conta, estava com 104 quilos. Um exagero para meu 1,68 metro de altura”, lembra Flavia. Seu índice de massa corporal (IMC) era 37, apontando obesidade severa, mas ainda não indicado para a cirurgia de redução de estômago (o procedimento só é recomendado a pacientes com IMC igual ou superior a 40). Desesperada, ela chegou a cogitar a possibilidade de engordar ainda mais para se tornar elegível à operação. “Acho que foi a única coisa na vida que eu não a apoiei”, revela André.

Sem fôlego e energia, com roupas que não serviam ou não caíam bem, Flavia começou a ficar triste, com a autoestima baixa e sem vontade até de sair de casa, quase se conformando que seu destino era viver acima do peso. Foi no início deste ano que decidiu virar a mesa, inspirada por BOA FORMA. “Sou leitora há muitos anos e sempre lia a revista a partir da seção Eu Consegui, com casos inspiradores de emagrecimento. Então, pensei: tanta gente mudou, por que eu não mudaria? Decidi que precisava escrever uma nova história de vida e fazer diferente de tudo que já havia feito anteriormente. Foi assim que tudo começou.”

Ela conversou com o marido, que não só a incentivou como também se propôs a seguir o programa de emagrecimento junto. “Eu pesava 112 quilos e estava sentindo os efeitos do excesso de peso em minha coluna. Também precisava fazer alguma coisa”, revela André.

O primeiro passo foi se matricular em uma academia. Eles optaram por uma que fica aberta 24 horas para não ter desculpas de falta de tempo. Começaram com uma hora de musculação e 30 minutos de aeróbico, quatro vezes por semana. “Os dois primeiros meses foram difíceis”, confessa Flavia. Mas ela insistiu e, quando percebeu, os exercícios haviam se tornado um hábito.

O programa de reeducação alimentar, com acompanhamento da nutricionista Regina Giora, de São Paulo, teve início quase ao mesmo tempo que a atividade física. O casal trocou o carboidrato em excesso, a gordura, a fritura e o doce por fruta, legume, alimentos integrais e proteína magra. “Não sentia fome, mas tinha vontade de algumas coisas que, aos poucos, consegui cortar. Aprendi a fazer trocas inteligentes“, comemora André. As mudanças foram muito positivas e logo eles notaram resultados. No primeiro mês, ela eliminou 10 quilos. Depois, foi progredindo. “Com o apoio dele, tive muito mais força de vontade para persistir. Essa parceria foi fundamental”, diz Flavia.

Casal inspiração

Atualmente ela pesa 72 quilos e André está com 98 – perderam 46 quilos juntos. Mas ainda querem baixar mais os números. Para tanto, continuam malhando, e agora todos os dias. “Acabou a era da preguiça. Estamos sempre dispostos. Na academia, somos até conhecidos como o casal fitness e inspiramos outras pessoas”, revela André.

Eles também se mantêm firmes na dieta. Trocaram os jantares engordativos por reuniões em casa com os amigos, quando costumam cozinhar a dois – a especialidade dela é o creme de abóbora e frango e a dele o risoto de alho-poró e salmão.

Feliz com a nova vida saudável, Flavia diz que, após muito tempo buscando, encontrou a fórmula mágica. “Ela está dentro de nós mesmos: é a força de vontade, a determinação e a disciplina.” Casal que perde peso unido permanece unido e magro!

Inspiração familiar

Na hora de iniciar seu programa de emagrecimento, Flavia também buscou inspiração e força na irmã, Elenice. “A história dela é engraçada. Tudo começou com uma aposta entre amigas. Quem perdesse mais peso em determinado período ganhava o jogo. Ela se empenhou e eliminou 12 quilos em dois meses. Depois continuou com a dieta, chegando a menos 20 quilos no total. Hoje, dois anos após, se mantém magra. Agora até minha mãe e meu irmão estão aderindo ao nosso estilo de vida saudável”, comemora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s