Grazi Massafera: foco na musculação

Se você acha que Grazi não precisa fazer nada para se manter magra e definida, está enganada: aos 32 anos, ela malha e cuida da alimentação, preocupada em não deixar para depois o que dá para fazer agora!

Grazi, de 32 anos, tem mesmo um DNA privilegiado. Já foram mais de 270 capas de revista e 50 campanhas publicitárias. Mas o seu ponto alto, como ela mesma conta, foi o nascimento de Sofia, há dois anos. A chegada da filha mudou diversos hábitos, como a alimentação. “Deixei as bobagens de lado. Meu cardápio agora é o mesmo da Sofia: tudo orgânico, natural e saudável”, fala.

 

Detalhes da alimentação

No café da manhã, não costuma faltar à mesa:

Suco verde feito com couve, maçã e água ou suco de laranja
1 tapioca ou uma omelete (que pode ser com ou sem queijo, dependendo da fome)
Frutas (banana, caqui, fruta-do-conde ou mexerica)
1 fatia de bolo ou de pão integral (mas só quando tem muita fome)

Já o almoço inclui os seguintes pratos:

Purê (de inhame, batata ou mandioquinha)
Arroz basmati (oriental e aromático)
Legumes cozidos no vapor ou na forma de suflê
1 concha de feijão
1 grelhado (carne, peixe ou frango)

Desde que se tornou mãe, ela aposta em uma boa sopa de legumes na hora do jantar – a mesma servida para Sofia. “Ela é preparada com vários legumes orgânicos e um tipo de proteína, que pode ser carne vermelha ou frango. Batida no liquidificador, fica supercremosa e gostosa. Acho uma delícia acompanhada de algumas torradinhas integrais”, diz. Quando não está a fim da sopa, repete o almoço.

No lanche da tarde, Grazi costuma dar uma ou outra escapada da dieta, pois não resiste a biscoito e chocolate. “Adoro os dois, mas tento não exagerar”, diz, fazendo cara de sapeca. Quando quer ser mais light, come uma barrinha de cereal (que carrega na bolsa) ou uma porção de goji berry, por exemplo. “É rico em vitaminas e antioxidantes e, por isso, faz bem para a beleza e para a saúde.”

Grazi encerra o seu dia com uma xícara de chá. “Especialmente nas noites mais frias, um chá de erva calmante, como a camomila, cai muito bem.”

Nos dias de malhação, ela admite sentir um pouco mais de fome. Por isso, prepara uma tapioca com queijo e peito de peru ou com mel e queijo branco. “Acho essa última combinação bem saborosa”, fala.

Depois de fazer exercícios, Grazi toma um shake de whey protein, mas apenas em dias alternados. “Por melhor que o produto seja, sempre acho que tem um percentual de substâncias químicas ou artificiais presentes na formulação. Substituo por um ovinho cozido, pois a clara também fornece bastante proteína.”

Ale de Souza Ale de Souza

Ale de Souza (/)

Ainda mais bonita

Desde os tempos de miss, Grazi é cuidadosa com a rotina de beleza. Mas a atriz conta que, depois que começou a fazer o programa Superbonita, passou a ficar mais ligada nas novidades. Grazi conta que nunca sai de casa sem aplicar um filtro solar. Costuma usar hidratantes que já contenham filtro solar ou lança mão de um BB cream, que tonaliza a pele e protege ao mesmo tempo. 

Ela também adora hidratantes corporais com cheirinho suave. Para proteger os bicos dos seios durante a fase de amamentação, descobriu o óleo de copaíba. “Evitou as rachaduras”, diz. No quesito maquiagem, seu batom do momento é o Be a Peach (número 702), um tom de pêssego da marca Maybelline, e elege a máscara para cílios Hypnôse Drama, da Lancôme, como a sua favorita.

Os fios ela hidrata em casa, durante o banho, e adora aplicar babosa natural quando sobra tempo. “Deixa o cabelo forte e com volume.” E, para noites especiais, gosta de passar o perfume Eau de Toilette Fleur Chérie, com notas de flor de laranjeira, da marca francesa L’Occitane en Provence.

Definida como nunca

Apesar de ter dois treinadores – o personal trainer Alexandre Monteiro e o personal fighting Chico Salgado, ambos do Rio de Janeiro -, Grazi reclama não ter tempo para se dedicar aos exercícios como gostaria. “Corro para fazer aula quando tenho uma folga, mas a minha prioridade atual é a Sofia. Com essa agenda apertada, deixo meus professores malucos“, conta. 

Grazi começou a malhar com Alexandre Monteiro há quatro anos. “Montei uma estratégia para aumentar a força e diminuir o percentual de gordura dela, que agora está em 10%”, fala Alexandre. Depois de alcançar os objetivos da primeira fase, o próximo passo foi definir os músculos. 

“Ela é uma aluna com consciência corporal e boa elasticidade. Não foi difícil alcançar a meta. O nosso principal desafio, agora, é manter a frequência necessária para a manutenção, ou seja, três vezes por semana”, diz Monteiro. Na realidade, Grazi assume não ser uma malhadora fanática e diz que precisa de um empurrão para calçar os tênis. 

Justamente por isso, decidiu variar o estímulo e começou a treinar também com Chico Salgado. Como o foco da atriz não é perder peso, mas desenhar o corpo, ele acrescentou ao treino exercícios com bastante carga. “Ela gosta de dar ênfase ao bumbum e às pernas, pois perde massa magra com muita facilidade”, explica. Pelas fotos, a gente comprova o resultado.

Força, garota!

Confira uma das séries atuais de Grazi na academia com o treinador Alexandre Monteiro:

Leg Press 
4 séries 15/12/10/8 repetições com cargas respectivas de 100/120/130/140 kg

Smith unilateral encostando o joelho no chão
3 séries 10 repetições (20 kg)

Cadeira extensora 
3 séries 10 repetições, sustentando 2 segundos (40 kg)
 
Cadeira flexora conjugada com stiff 
3 séries 10 repetições (45 kg)

Cadeira adutora 
3 séries 12 repetições, segurando 10 segundos ao final (60 kg) 

Caneleira conjugada 
90 graus (chute) 3 séries 10 repetições (16 kg)

Supino reto na barra livre 
3 séries 10 repetições (20 kg)

Puxada pela frente 
3 séries 12 repetições (35 Kg)

Desenvolvimento com halter 
3 séries 8 repetições (8 kg)

Rosca bíceps na barra
W 3 séries 8 repetições (20 kg)

Rosca tríceps com a corda 
3 séries 8 repetições (20 kg)

Abdominal com rolinho conjugado com flexão inversa no banco inclinado 
3 séries 10 repetições
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s