Pague em dinheiro e poupe calorias

Ir para o supermercado com dinheiro em vez de cartão pode te ajudar a manter a dieta. Veja outras armadilhas do supermercado e como se livrar

Pague em dinheiro e poupe calorias

Experimente pagar as compras em dinheiro para consumir menos
Foto: Getty Images

Continuação da matéria.


Ir ao supermercado com fome é uma armadilha para a dieta. Outra é pagar a conta com cartão (de crédito ou débito) em vez de dinheiro vivo, o que aumenta o risco de encher o carrinho de produtos pouco saudáveis, quase sempre mais caros e mais calóricos. 

Quem garante são pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, que analisaram o comportamento de mil famílias indo às compras e concluíram: como o pagamento em cash tende a ser psicologicamente mais doloroso, você acaba pensando duas vezes antes de atacar as gôndolas de guloseimas (as favoritas quando a gente age por impulso) – e voltar para casa com a conta zerada. Faça o teste!

Armadilhas do supermercado


Quantos ingredientes existem em um potinho de iogurte de morango? Pelo menos 23, do morango e do leite a edulcorantes, estabilizantes e espessantes. Para facilitar nossa vida, tanto na hora do preparo quanto para que os alimentos durem mais, a indústria alimentícia passou a adicionar dezenas de outros “ingredientes” a seus produtos.

“A preferência de consumo migrou drasticamente nos últimos anos dos produtos encontrados na natureza para os alimentos embalados”, constata o colunista de gastronomia do New York Times, Michael Pollan, autor do livro “Em Defesa da Comida” (2008). Resultado: não sabemos mais o que estamos ingerindo, e isso não é bom, embora seja prático.

Alimentos frescos dão mais trabalho na hora de fazer o jantar, mas representam uma diferença fundamental para a saúde. Com a ajuda de especialistas, confira uma lista de conselhos sobre como se livrar de armadilhas no supermercado:

Prepare-se para as compras

· Prefira os corredores periféricos do supermercado. É lá que ficam os alimentos mais frescos, como verduras, frutas, laticínios, carnes e peixes.
· Tenha uma estratégia para fazer compras. Leve uma lista pronta de casa, não caia em tentação, principalmente com produtos perto do caixa. Não estão ali por acaso.

Alimentos

· Suspeite de produtos que alegam vantagens para sua saúde. Se tem mais vitamina C ou cálcio, mas muito açúcar, qual a vantagem?
· Evite comprar produtos com ingredientes difíceis de pronunciar. Corantes, acidulantes, edulcorantes, emulsificantes e outros “antes”. A quantidade em cada alimento é controlada para que não façam mal, mas quantos deles ingerimos por dia?

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