Páscoa free: como escolher o seu ovo de chocolate sem escorregar na dieta

Se você escolher bem o tipo de chocolate que leva para casa, seu corpo agradece

O cacau, matéria-prima do chocolate, é considerado um superalimento por conter grandes quantidades de antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que combatem doenças e retardam os efeitos do envelhecimento. Já um estudo divulgado em 2015, no American Journal Clinical, importante publicação médica dos Estados Unidos, também mostrou que o cacau é bom para o coração e para o metabolismo. Assim, é possível dizer que o chocolate faz bem para a saúde? Nem todos. “Para ser saudável, o chocolate precisa preservar as melhores propriedades do cacau. Deve ter pelo menos 70% de cacau e quanto menos carboidratos e gorduras saturadas possuir, melhor. É importante, portanto, prestar atenção no rótulo ao escolher o chocolate”, alerta Dra. Paula Vasconcelos, nutróloga do Espaço Volpi (SP). Se você quer levar para casa um ovo de Páscoa gostoso e ao mesmo tempo saudável, siga outras dicas da médica:

1. De modo geral, quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor. O amargo ou meio amargo têm boa quantidade de antioxidantes, como flavonoides, epicatequinas e ácido galáctico. Outros componentes, como o triptofano, atuam, ainda, positivamente sobre a serotonina e dopaminas, substâncias cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar e pelo bom humor.

2. Evite os chocolates brancos. Eles são feitos de manteiga de cacau, não possuindo flavonoides. Além disso, têm mais gordura (10g em 30g de alimento). Cerca de 6g dessa gordura é saturada.

3. Cuidado com os ovos de Páscoa recheados, crocantes, trufados, com mousse ou marshmallow. Essas peculiaridades acrescentam ainda mais gorduras e calorias ao produto.

4. Se sua preocupação é com a forma física, o chocolate amargo (75% de cacau) também é a melhor opção. Afinal, ele tem menos calorias. Possui 132 calorias em 30g. Para se ter ideia, o branco tradicional tem163 calorias na mesma quantidade.

5. Exceto se você for diabético, o chocolate diet não é uma boa pedida. Essa versão exclui o açúcar, mas não a gordura, fazendo com que o valor calórico do produto seja alto. Em 30g, a versão diet tem 170 calorias e 10,2g de gordura.

6. Cuidado com os chamados chocolates hidrogenados. Eles possuem apenas gordura vegetal (óleo de palma, soja, girassol ou milho, por exemplo). Ela é usada no lugar da manteiga de cacau para baratear o custo do produto. O grande problema é que a gordura hidrogenada é uma das principais causas de inflamação de artéria, associada à hipertensão e diabetes, entre outras doenças.

7. Leia com atenção o rótulo do ovo antes de levá-lo para casa. Por lei, os ingredientes de um produto são descritos na embalagem por ordem decrescente de quantidade, ou seja, as primeiras substâncias são as que mais têm no alimento. Evite, portanto, comprar chocolates em que gordura vegetal, hidrogenada ou óleo vegetal estejam logo no início da lista de ingredientes. Além dos que possuem mais manteiga de cacau do que cacau. Caso de todos os brancos. O ideal é que a massa de cacau seja o primeiro ingrediente da lista.

8. Se você é alérgico ou intolerante ao chocolate, a melhor opção é a alfarroba – mesmo que você não encontre no formato de um ovo. Tem gosto e aparência de chocolate, mas não é. Fruto da alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa, que é torrada e moída para se obter o pó que substitui o cacau. Ao contrário desse, ela não contém glúten, cafeína e lactose, podendo inclusive ser consumida por aqueles que são intolerantes ao leite. O creme de alfarroba também é uma opção interessante no lugar dos cremes de avelã, carregados de gordura vegetal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s