Por que você deve apostar nos superalimentos de Jamie Oliver

Depois de emagrecer quase 12 Kg, o chef inglês continua incentivando um estilo de vida saudável e sem excessos. Agora, ele compartilha os alimentos que aumentam a sua longevidade! Quer viver mais? Vem com a gente

Quando o assunto é transformação, Jamie Oliver é um expert. O famoso chef já conseguiu revolucionar a alimentação das escolas britânicas, eliminou 12 Kg consumindo superalimentos e, agora, ele promete trazer a receita de uma vida longa e saudável: incluir os alimentos certos na dieta. Para descobrir os ingredientes sagrados, Jamie viajou para a Costa Rica, Japão e Grécia. 

A melhor parte de tudo isso? A seleção é composta por alimentos simples e fáceis de encontrar. O grande truque, segundo ele, é fazer grandes refeições com alimentos simples. Vem ver a lista que não inclui chá verde ou goji berry, mas ainda sim é poderosa:
 
1. Ovo
Fonte poderosa de proteína, ele deixa você saciado por mais tempo. Além disso, os ovos contêm substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês, que combatem o envelhecimento precoce das células. Resultado: mantém as rugas distantes, além de reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão.
 
2. Leite de cabra
“Rico em gordura boa, ele diminui o risco de inflamações no organismo e o desenvolvimento de doenças como trombose, infarto e câncer”, explica a nutricionista Flávia Sgavioli, de São Paulo. 
 
3. Peixe
Consumir uma porção de peixe uma vez por semana – como truta, sardinha e salmão – é maravilhoso para a nossa saúde, porque são ricos em ômega-3, que é bom para o coração e a função do cérebro.
 
4. Batata-doce
O alimento está recheado de vitaminas e fibras. Por isso, estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica que a inglesa, ajuda a emagrecer. Ela ainda pode ser preparada de várias maneiras: assada, cozida ou como purê.
 
5. Ervas frescas
Ricas em propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, as especiarias auxiliam na eliminação de radicais livres. “Além de acrescentar sabor aos pratos, ainda ajudam a reduzir a quantidade de sal utilizada no preparo dos alimentos, o que preveni aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos”, explica Flávia. 
 
6. Tofu
O tofu é uma excelente fonte de proteína vegetal e de vitaminas do complexo B, magnésio e ferro. Ele ajuda a equilibrar os hormônios, proporciona mais saciedade e reduz a compulsão por doces. 
 
7. Nozes
Rico em nutrientes como ômega-3, ácidos graxos, polifenóis e antioxidantes, o alimento pode ser incluído no lanche da tarde, em molho pesto ou sanduíche.
 
8. Feijão preto
O alimento é rico em fibras, ferro, cálcio, proteínas, antioxidantes e vitaminas do complexo B, que elevam a quantidade dos anticorpos do organismo. Por isso, ele ajuda a regular o sangue e também é um poderoso alimento contra doenças cardíacas. O feijão preto também apresenta alta concentração de molibdênio, uma vitamina que ajuda desintoxicar o corpo.
 
9. Frutas frescas
Fontes de minerais, vitaminas e fibras, elas auxiliam tanto em prevenção como no tratamento de doenças. A pectina, fibra contida nas frutas, ajuda a reduzir o colesterol e evita os picos de glicemia no sangue. 
 
10. Alga marinha
Rica em antioxidantes, vitamina K, cálcio e ferro, você pode incluí-la nas saladas ou utilizar como tempero de pratos salgados, molhos e sopas.
 
11. Arroz selvagem
Ele é rico em vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do organismo. São menos calóricos e possuem mais fibras que as versões tradicionais, o que ajuda na manutenção do peso e na regulação da glicemia. 
 
12. Alho
Ótima arma contra as células cancerígenas, também estimula o detox no organismo. Ele também possui alicina, substância antifúngica que reduz o colesterol e a pressão arterial. Dica para deixá-lo mais poderoso: consuma cru. 
 
13. Camarão
Ele possui grande fonte de selênio, sustância antiinflamatória que neutraliza os efeitos dos radicais livres – principal causa de doenças cancerígenas e degenerativas. Ele também protege a pele contra o envelhecimento causado pelo sol, é rico em proteínas e vitamina D, importante para a saúde dos ossos e da pele.
 
14. Pimentão
Os pimentões possuem alto teor de substancias antioxidantes, como vitamina C, cálcio, fosforo e potássio. Portanto, ele ajuda na prevenção do câncer e envelhecimento das células. Além disso, ele também é composto por folato, responsável pela produção e manutenção de células novas. 
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s