Vai às compras? Veja como ler e entender o rótulo dos alimentos

Na hora de fazer suas apostas no supermercado, fique atenta. Aprenda a decifrar as embalagens e evite ciladas

Checar as informações dos alimentos ajuda no sucesso da dieta. A nutricionista Fernanda Serpa, do Rio de Janeiro, mostra como ler e entender o rótulo e fazer dele seu aliado.

1. As calorias e os nutrientes geralmente equivalem a uma porção (2 ½ biscoitos), e não ao conteúdo da embalagem. Essa é uma grande cilada!

2. A lista de ingredientes (abaixo da tabela nutricional) traz a descrição de tudo o que tem na composição, além de mostrar os itens usados em maior quantidade: eles vêm em ordem decrescente. Logo, evite os produtos em que o açúcar ou a farinha refinada aparece no começo da lista. 

3. Vai escolher um pão ou biscoito integral? O primeiro ingrediente deve ser a farinha integral!

4. Nos alimentos diet e light, dobre a atenção ao teor de sódio, gordura hidrogenada e aditivos químicos. Eles costumam ser usados em maior quantidade para compensar a redução do açúcar, da gordura e das calorias. 

5. Fique de olho nos aditivos químicos, como corante e corantes artificiais. Quanto menos, melhor.

6. Você é alérgica a lácteos? Cuidado com a lactoalbumina, a caseína e os caseinatos, que indicam a presença das proteínas do leite de vaca.

7. Para ser considerado uma fonte de fibras, deve conter pelo menos 2,5 gramas por porção. Se ultrapassar 5 gramas, aí sim é rico em fibras. 

8. O sódio não deve passar de 400 miligramas em 100 gramas. Esse é o limite!

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