Continua após publicidade

3 reações do corpo que estão ligadas à ovulação e você não sabia

Libido em alta? Você pode estar no seu período de ovulação

Por Caroline Randmer (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 16h42 - Publicado em 7 jan 2022, 10h01
Mulher de calcinha com as mãos na barriga
 (iascic/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

1. Sono desregulado (e mais libido)

Pesquisadores americanos analisaram os hábitos de sono de 63 mulheres e descobriram algo curioso: quem considerava ter um parceiro atraente dormia menos durante a noite, e quem achava que seu parceiro não era tão bonito assim descansava por períodos maiores. A relação entre a ovulação e o resultado desse estudo – publicado no periódico científico PLOS ONE – é que, inconscientemente, a mulher tem mais vontade de ter filhos por quem ela sente atração. Aí, quando o companheiro é bonitão, ela tende a passar mais tempo acordada por conta da vida sexual superativa – algo que acontece justamente nessa fase do ciclo menstrual.

2. Bom humor nas alturas

Cientistas espanhóis acompanharam mulheres que ovulavam sem a intervenção de hormônios durante o mês e outras que faziam uso de anticoncepcionais. O que os pesquisadores perceberam foi que o primeiro grupo apresentou mais emoções positivas e bom humor quando comparado ao segundo. O motivo? Eles imaginam que seja porque essas características poderiam ajudar a mulher a atrair um parceiro, afinal, o corpo entende que o período ovulatório é o momento perfeito para isso.

3. Sensibilidade nas mamas

Pode ser que você sinta seus seios mais sensíveis durante essa época do mês. Isso pode acontecer por duas razões: a primeiro é a alta da libido causada pela ovulação – uma vida sexual mais ativa pode desencadear sensibilidade na região, especialmente ao redor dos mamilos; e o segundo tem a ver com os níveis de hormônios circulantes no corpo, que estimulam certas glândulas mamárias. De qualquer forma, é normal que isso aconteça, então não se preocupe.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.