Entenda a flebite: como atividades físicas podem ajudar a combater essa condição

Sedentarismo é uma das causas, explica angiologista

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 25 jul 2025, 17h11 - Publicado em 24 jul 2025, 10h00
.
Você sabe o que é flebite? Angiologista explica! (./Freepik)
Continua após publicidade

A flebite é uma condição caracterizada pela inflamação das veias. É uma doença que, ao ser diagnosticada, precisa de cuidados adequados para evitar complicações mais graves. 

Suas causas variam desde traumas, infecções ou até mesmo pela coagulação sanguínea grave. A flebite pode ser superficial ou profunda (sendo essa última conhecida como trombose venosa profunda) 

 

“Entre os sintomas mais comuns estão dor, vermelhidão, calor e inchaço na área afetada. Nos casos de tromboflebite superficial, as veias inflamadas podem ser sentidas sob a pele, enquanto a flebite profunda pode, em algumas situações, ser assintomática até que ocorra uma complicação mais grave, como uma embolia pulmonar“, explica o angiologista e cirurgião vascular, Rodolpho Reis.

Quem pode ter flebite? 

De acordo com o profissional, a flebite pode acometer tanto mulheres, quanto homens com históricos de varizes, sedentarismo ou que também passaram por períodos longos de imobilidade (viagens de avião ou longas cirurgias, por exemplo).

Continua após a publicidade

Atividades físicas: melhor prevenção 

O angiologista explica que a prevenção da flebite é manter-se sempre ativo, evitando o sedentarismo, com atividades físicas

Caso faça longas viagens, use meias de compressão (sempre com a indicação médica). E, caso tenha varizes e outras condições venosas, faça o tratamento, pois, assim pode reduzir o risco. 

“O tratamento da flebite depende da gravidade do caso. Em situações leves, o uso de anti-inflamatórios, compressas quentes e elevação do membro afetado podem ser suficientes. No entanto, casos mais graves podem necessitar de anticoagulantes para prevenir a formação de coágulos. Em cenários extremos, a cirurgia pode ser considerada”, pontua.

Continua após a publicidade

O não tratamento da flebite pode resultar em complicações, como formação de coágulos sanguíneos, que podem descolar para o pulmão, causando embolia pulmonar. Procure um profissional ao sinal de qualquer sintoma. 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.